O óleo encontrado em praias do litoral norte capixaba é diferente do derramado na costa brasileira em 2019. A constatação é da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

“O resultado da análise do Instituto de Pesquisas do Mar da Marinha do Brasil apontou que os resíduos que atingiram as praias do nordeste brasileiro e os municípios do litoral norte capixaba, nos últimos dias, apresentam perfil químico diferente do observado no óleo que atingiu a costa brasileira em 2019” – afirma a Assessoria de Comunicação da Seama.

O órgão estadual destaca ainda que o óleo foi encontrado em praias de Conceição da Barra, São Mateus e também de Linhares. “Até quarta-feira (26), o total de resíduos recolhidos nos três municípios foi de cerca de 390 quilos. A limpeza e o recolhimento dos resíduos encontrados nas praias estão sendo feitos por servidores públicos municipais e estaduais das unidades de conservação em Itaúnas, Conceição da Barra” – frisa.

A Seama ressalta que os primeiros aparecimentos do óleo ocorreram no dia 13 de outubro e que todo o material recolhido está sendo armazenado “de forma segura e adequada” nos próprios municípios “em função do volume incipiente encontrado, em relação ao que foi coletado em 2019”. O Comitê orienta a população a não manusear o material, caso seja encontrado, sem os devidos equipamentos de proteção individual de segurança.

Além da Seama, fazem parte do Comitê o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o Ibama, a Capitania dos Portos do Espírito Santo, o ICMBio, a Universidade Federal do Espírito Santo, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Estadual e secretarias de meio ambiente de São Mateus, Conceição da Barra e Linhares.

A análise da Marinha indica que o óleo encontrado nas praias do litoral mateense tem perfil químico diferente do derramamento ocorrido em 2019.
Foto: Divulgação

 

INVESTIGAÇÃO

A Reportagem questionou a assessoria da Seama a respeito da origem do óleo, qual linha de investigação está sendo seguida, no entanto não foram enviadas respostas até o fechamento desta matéria.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here