Conversei com Rodrigo Carvalho, fundador da Positive Brands, uma JV (Joint Venture) entre a empresa fundada pelos irmãos Felipe e Rodrigo Carvalho e o café 3 Corações. A Positive Brans é dona das marcas A Tal da Castanha e Jungle.
Eles fazem um lindo trabalho de valorização dos pequenos produtores que cuidam dos cajueiros do interior do Ceará.
Segundo a revista VEJA, há cinco anos o chamado leite vegetal era sinônimo de bebida feita de soja, hoje a variedade para quem dispensa o leite de vaca, tanto por princípios, quanto por causa de alergia ou intolerância, engordou nas prateleiras — e muito. Amêndoa, aveia, arroz, coco e a brasileira castanha de caju tornaram-se matéria-prima do líquido embalado em caixinhas longa vida.
O mercado de substitutos vegetais para leite e derivados vem crescendo no Brasil. Para a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), a demanda por alimentos vegetarianos e veganos é superior à oferta atual. O cenário brasileiro do momento é igual ao que já foi observado nos Estados Unidos.
De acordo com estimativas da associação, os produtos vegetarianos correspondem à maior parte do faturamento do segmento de produtos naturais, que chega a R$ 55 bilhões por ano. Empresários estimam ainda que o mercado vegano tenha crescido a uma taxa anual de 40%, nos últimos anos, em média.
“Leite de soja, queijo vegano, iogurte de amêndoas, manteiga de coco. O uso de expressões como essas deve ser proibido nas embalagens, rótulos e publicidade de alimentos no Brasil, segundo um projeto de lei apresentado pela então deputada federal e hoje ministra Tereza Cristina.
Segundo o jornal Gazeta do Povo, o Projeto de Lei 10556/2018, elaborado a pedido da Associação Brasileira de Produtores de Leite (Abraleite), pretende “evitar a grande confusão que permeia o mercado no que se refere à palavra ‘leite’, que vem sendo utilizada não apenas quando se trata do líquido branco alimentício que é segregado pelas mamas de fêmeas de mamíferos, mas em qualquer suco vegetal branco ou esbranquiçado”. O PL citado está na Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara dos Deputados.
Polêmicas à parte, os leites vegetais crescem muito ano a ano. E, acredito eu, acaba se dando bem com a polêmica.

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