O número de casos confirmados de covid-19 em São Mateus mais do que dobrou nos últimos 30 dias. De acordo com análise realizada pela Rede TC de Comunicações, a média do número de casos confirmados no período de 16 de junho a 15 de julho é de 20,37 por dia. No período anterior (16 de maio a 15 de junho), a média era de 9,32 casos confirmados por dia.

Mesmo com esse grande crescimento, a proporção em São Mateus de casos confirmados por grupo de mil habitantes continua muito abaixo da média capixaba. Enquanto o município mateense tem 7,6 casos por grupo de mil habitantes, a proporção estadual é mais do que o dobro: 16,34 casos por mil.

Nesta quarta-feira (15), o governo municipal informou que São Mateus tem 992 casos de covid-19. Há 30 dias atrás, em 15 de junho, tinha 381. Isto significa que nesse período foram confirmados 611 novos casos, com média de 20,37 casos por dia.

Leia também:   Procurado por homicídio e tráfico é preso no Espírito Santo

Em 15 de maio, o número de confirmações era de 92 casos, o que resulta em 289 casos novos entre 16 de maio e 15 de junho, média de 9,32 por dia. Esses números demonstram que há um forte crescimento do número de casos em São Mateus, mas que se dá de forma mais lenta do que a velocidade que ocorre na média estadual.

Também a taxa de letalidade da doença é bem menor em São Mateus do que a média estadual. Entendida como a proporção de pessoas com covid-19 que chegam a óbito em relação ao total de pessoas confirmadas com a doença, a taxa de letalidade capixaba é de 3,16 para cada grupo de 100 doentes com covid-19. Já a taxa de letalidade em São Mateus é de 2,32 pessoas por 100 doentes.

Todos esses números mostram que a situação em São Mateus está melhor do que em muitos outros municípios capixabas, mas também que é necessário redobrar as atenções para que não piorem. O crescimento de casos nesses últimos 30 dias mostra com clareza que é necessária uma maior colaboração de toda a população –de cada morador– para que o crescimento dos casos possa ser contido e evitar o colapso da rede de saúde.

Leia também:   Força Tática apreende maconha, cocaína e munições na zona rural de São Mateus

A Rede TC convoca toda a população a colaborar na prevenção utilizando máscaras, lavando as mãos com constância, utilizando álcool gel, evitando aglomerações e só saindo de casa quando rigorosamente necessário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here