Apesar das inúmeras campanhas públicas e privadas defendendo o isolamento social e atitudes mais preventivas da população no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, o número de novas ocorrências em São Mateus mais do que triplicou nos primeiros 13 dias deste mês. Mesmo assim, o número de casos confirmados em território mateense está bem abaixo da média do Espírito Santo.

Em 30 de abril, São Mateus registrava 23 casos confirmados e nesta quarta-feira (13/05) atingiu 76, um aumento de 230,4%. No mesmo período, o Espírito Santo tinha 2.688 casos confirmados e chegou a 5.402 em 13/05, o que resulta em mais 101%.

Evolução em São Mateus do número de casos confirmados do novo coronavírus. Dados até 13/05/2020.

Isto significa que o número de casos confirmados em São Mateus cresceu proporcionalmente mais do que no estado como um todo neste mês. Mesmo assim, a terra mateense continua com um nível de incidência de casos confirmados muito abaixo da média estadual.

Evolução no Espírito Santo do número de casos do novo coronavírus. Dados até 13/05/2020.

Em 13 de maio, o Espírito Santo aponta a existência de 1,34 caso confirmado para cada grupo de mil habitantes. Em São Mateus essa proporção é de 0,58 caso por cada mil moradores.

Leia também:   Bombeiros capixabas já resgataram 154 pessoas e 27 animais no RS

Para se ter uma ideia da situação e poder comparar, a capital Vitória está com um índice de 2,71 casos confirmados por grupo de mil habitantes. Vila Velha registra 2,39 e a Serra tem 2,06, enquanto Linhares aponta 0,39.

Esses dados demonstram que, comparativamente com as três maiores cidades capixabas e mesmo com os dados gerais do Espírito Santo como um todo, São Mateus não tem números alarmantes.

Contudo, é preciso enxergar que houve um crescimento vertiginoso na cidade nesses 13 dias de maio.

E isto demonstra que é necessário um reforço na postura preventiva de cada morador, para que os casos de covid-19 não explodam por aqui e obriguem as autoridades a imporem novas medidas restritivas sobre a locomoção das pessoas e mesmo sobre as atividades econômicas.

Não é possível que a população vá esperar essas medidas mais duras para ela própria tomar atitude consigo mesma e com os seus familiares e amigos.

No último sábado (9/05), tinha funcionário de loja atendendo cliente sem o uso de máscara. É preciso que o próprio lojista seja claro e firme com todos seus colaboradores na exigência do uso de equipamentos de proteção individual, como a máscara.

Leia também:   Polícia Militar apreende submetralhadora, revólver e crack em Conceição da Barra

Como também o próprio cliente/cidadão pode colaborar deixando de comprar em loja onde o atendente não esteja devidamente equipado com a máscara.

(Matéria atualizada)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here