Nadadores de São Mateus participaram no fim de semana da primeira etapa da Copa Aquanorte, realizada no Cepe. Conforme detalha o educador físico e professor de natação, João Vitor Siquara Aguiar, o objetivo da Copa Aquanorte é mostrar aos alunos, crianças, adolescentes, jovens ou adultos, uma noção de como é uma competição de natação de grande porte.

“Na Copa Aquanorte, os alunos têm uma vivência e experimentam o que é uma competição. Não são cobrados salto perfeito ou técnica, faz parte de uma adaptação. A ideia é trabalhar com o público a partir de 5 anos” – frisa.

Segundo João Vitor, nesta primeira etapa foram inscritos 35 nadadores de diversas idades. A competição foi dividida em categorias masculinas e femininas Mirim, Infantil, Juvenil, Júnior, Master e Sênior.

“O esporte não se resume apenas a natação, vem acompanhado de muitas emoções. Tenho crianças que sonham em ser atleta de grande porte. Aconteceu de uma criança se emocionar porque baixou o tempo e ganhou uma medalha de ouro. Com essa vivência, desde pequenas sabendo o que é competir, ganhar, perder, é muito importante e gratificante. Cada uma delas saiu com uma medalha de participação do evento” – salienta.

Leia também:   Geovanna Santos embarca para a Europa rumo à disputa da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica

João Vitor, que dá aulas de natação no Cepe, destaca a importância do esporte para São Mateus. “Disputamos, além dos campeonatos municipais, os estaduais e brasileiros. Temos alunos campeões brasileiros. Essas crianças que começaram a competir agora na Copa Aquanorte vão fazer parte deste projeto” – detalha.

CAMPEÕES

Pai de Pedro Lucas Rocha Pereira, Ramon da Silva Pereira afirmou que é a primeira vez que o filho participa de uma competição. “Ele começou na natação aos 7 anos, mas interrompeu as aulas no período mais crítico da pandemia do novo coronavírus” – afirma Ramon.

“Ele gosta muito de nadar, ficou parado um tempo e quis retornar, voltou há três meses. Se inscreveu na competição e ganhou medalha na categoria dele, no nado crawl 25 metros” – vibra. Pedro Lucas, que é filho também de Emmily Rocha da Silva Pereira, ficou em 2º lugar na categoria dele.

Leia também:   Botafogo supera Vitória para abrir vantagem na Copa do Brasil

Professor de natação no Sesc, Luiz Henrique, o Porreta, destaca o talento da aluna Betina Rissi, que foi campeã no nado crawl 50 metros e 2º lugar na modalidade 25 metros peito. “Possivelmente passará a integrar a equipe do professor João Vitor [do Cepe]”, aponta.

 

Foto do destaque: Divulgação

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here