O setor musical e a população mateense amanheceram com uma triste notícia. Uma das referências culturais em São Mateus, Marcos Ribeiro Assad, o Marcão, faleceu nesta madrugada de terça-feira (29), vítima de infarto, aos 70 anos. O velório começa às 22h, na sede da Lira Mateense, no Bairro Ideal. O sepultamento está marcado para esta quarta-feira, às 14h, no Cemitério do Bairro Aviação.

Nascido em 17 de novembro de 1952, em Mimoso do Sul, Marcão chegou em São Mateus na década de 70, junto coma família. A sobrinha Marcelha Assad detalha que o tio trabalhou na Prefeitura e chegou a prestar serviço no Detran. No entanto, ela destaca que a grande paixão de Marcão era mesmo a música.

Filho de Nency Ribeiro Assad e Napoleão Botelho Assad, Marcão nasceu formava uma família de seis irmãos. Os outros eram Ademir e Elias, residentes em São Mateus, e Miriam, Maria Auxiliadora e Verônica, moradoras de Vila Velha. Deixa três filhos, Bruno, Elis e Leonardo, e quatro netos.

INÍCIO DA MÚSICA

Autodidata, Marcão iniciou na música na adolescência, ainda em Mimoso do Sul, onde foi integrante da Banda Zip. Em São Mateus deu sequência no setor musical, onde fundou o grupo Boca do Lixo, com a participação inclusive do maestro Datan Coelho, e da própria filha Elis.

Marcão era referência nas noites mateenses, se apresentando em barzinhos. Cantor, compositor e arranjador, dominando instrumentos de corda, o músico foi destaque em festivais no Espírito Santo. Ele venceu, inclusive, um dos grandes festivais musicais realizados em Pinheiros, com a canção Aroma.

Carinhoso e sensível

Marcão era um xodó de irmãos, dos filhos, dos sobrinhos e de toda a família. “Muito carinhoso, sensível”, enfatiza Marcelha.

Como todos eram muito apegados, a notícia do falecimento de Marcão por infarto, pegou a família de surpresa e deixou todos emocionados. Até porque, mesmo aos 70 anos, a sobrinha exalta que o tio “era todo jovenzão”. Inclusive, ela adianta que o tio estava com agenda bem organizada de apresentações e inscreveu uma música no próximo festival de música de Pinheiros.

 

Foto de destaque: Família Assad/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here