Com servidores treinados, legislação aprovada e procedimento administrativo já iniciado no Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), a municipalização do trânsito em São Mateus aguarda agora a liberação de recursos de emenda da bancada federal capixaba no Congresso Nacional para avançar. As informações são da coordenação do Departamento de Trânsito da Prefeitura. O coordenador Marsílio Carlino de Oliveira afirma é necessário equipar o setor, com a compra de veículos e equipamentos, por exemplo, para que o Cetran possa dar continuidade ao pedido de municipalização.

Um dos problemas graves no trânsito de São Mateus é o estacionamento em local proibido. -Foto: Ademilson Viana/TC Digital

Servidor lotado na Secretaria de Defesa Social, Jailson Barbosa lembra que o processo de municipalização do trânsito de São Mateus já está no Cetran há vários anos e que a Prefeitura demanda de dinheiro para a compra dos equipamentos para a Guarda Municipal atuar na fiscalização. Ele disse que os agentes que atuarão no trânsito já foram treinados. “O processo é burocrático, lento e depende de dinheiro”, frisou. Jailson adiantou que a emenda parlamentar é de R$ 2 milhões e que a bancada federal capixaba, coordenada pelo deputado Josias Da Vitória, trabalha para liberar este dinheiro ainda neste ano.

Leia também:   Campanha Maio Amarelo alerta para segurança no trânsito

GESTÃO DO TRÂNSITO

Conforme explicou Jailson, que é ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, o trânsito de São Mateus atualmente é gerenciado pelo Governo do Estado. No entanto, ele adiantou que a Prefeitura, em parceria, faz alguns ajustes, como instalação de placas ou mesmo pintura de meio-fio. Ele salientou ainda que a Prefeitura também é a responsável pela manutenção dos semáforos. “Havia uma empresa contratada, porém o custo era muito alto para o Município. Então o prefeito Daniel Santana decidiu que o serviço seria feito pela Prefeitura para diminuir os gastos” – destacou.

As placas de trânsito são ignoradas pelos condutores de veículos. -Foto: Ademilson Viana/TC Digital

PRAZOS

Jailson disse que não há prazos definidos para que a municipalização do trânsito seja efetivada. Ele enfatizou que a vontade é de resolver logo este impasse. “Este é um pedido antigo, mas nesta gestão avançou muito, com a aprovação da lei específica e a articulação para a liberação de recursos federais. Estamos trabalhando muito neste sentido”.

O coordenador de trânsito Marsílio Carlino disse que existe um projeto para transferir os ambulantes das calçadas para outro local. -Ademilson Viana/TC Digital

ROTATIVO E AMBULANTES

Jailson Barbosa, da Secretaria de Defesa Social, afirma que ainda não é o momento de se falar em implantação de estacionamento rotativo na Cidade. Ele disse que essa é uma discussão que deve ficar para depois. Com a municipalização do trânsito, lembra que uma lei específica para a implantação do estacionamento rotativo deve ser enviada à Câmara Municipal.

Leia também:   Polícia Militar apreende pistola após troca de tiros na zona rural de São Mateus

Em relação aos ambulantes que ocupam calçadas no Centro, o coordenador de Trânsito, Marsílio Carlino, disse que existe um projeto, para ser apresentado ao prefeito Daniel Santana, de levar os vendedores para outro local. Jailson reforça que uma das obrigações da gestão do trânsito é fiscalizar a ocupação de calçadas e vagas de estacionamentos por ambulantes.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here