Mesmo em versão reduzida, Conceição da Barra manteve a tradição cultural das festas do Baile de Congo e Ticumbi. Conforme detalha o ativista cultural Enio Ardohain, o ensaio do Ticumbi de São Benedito das Piabas deste ano não foi “geral, mas teve ladainha, apresentações do Jongo de Nossa Senhora Aparecida e do Jongo de São Bartolomeu, além do tradicional forró de sapezeiro, que varou a madrugada de 30 para 31 de dezembro”.

De acordo com Enio, o Baile de Congo de São Benedito “superou as adversidades, improvisou na guia, trocou a viola pela oito baixos de Quino e fez bonito na noite de ensaio”.

Comandada por Pintinho e Douglas, que assumiram o Ticumbi de Conceição da Barra na ausência do mestre Berto Florentino, a apresentação do encerramento das festividades foi realizada no primeiro dia do ano de 2022.

“Em versão reduzida, o baile deu seu recado, saudando a sociedade e pedindo saúde para todos, em especial ao Mestre Berto e demais membros do grupo que se encontram enfermos. Tudo muito lindo, colorido e percussivo, fechando o ano com fé e devoção” – acrescenta Enio.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here