Com 42 quilômetros de praias, Guriri tem espaço para todo mundo. Destino certo de muitos capixabas e turistas de outros estados, até mesmo do exterior, mesmo em tempos de pandemia do novo coronavírus, as pessoas não deixaram de escolher o balneário para curtir as primeiras horas de 2021.

Famílias entrevistadas na praia pela Rede TC de Comunicações disseram que estão evitando aglomerações e programaram praia durante o dia. À noite, elas preferem ficar em casa, reunidas apenas com familiares para um churrasco com cerveja, por exemplo.

Leia também:   Polícia Federal no ES arrecada água mineral para impactados pelas enchentes no RS

No último dia de 2020, as praias mais afastadas da área central, principalmente ao norte, estavam movimentadas de banhistas. No entanto, o que pode ser percebido é que as pessoas estavam agrupadas com membros da família, ou do círculo de convivência. As mesas e cadeiras das barracas respeitavam afastamento entre 3 a 5 metros.

Já na praia da área central, conhecida como a Praia da Capelinha ou, como preferem os mais jovens, Beverly Hills, o movimento era mais intenso, com as mesas um pouco mais próximas umas das outras.

Respeitando os protocolos de distanciamento, sem contato físico com estranhos, turistas demonstram que, de forma consciente, é possível curtir a praia.

Magno Recla afirma que a pandemia é algo que precisa de uma atenção especial e que toma todos os cuidados, evitando aglomerações de pessoas que não sejam da família dele. -Foto de Claudio Caterinque/TC Digital

CHURRASCO EM FAMÍLIA
Como é o caso do empresário Magno Recla, que possui casa em Guriri, mas reside e trabalha em João Neiva. Segundo ele, na casa tem 13 pessoas, entre esposa, filhos, nora e cunhado. “A gente tem tentado tomar cuidado e se cerca de todos os meios de segurança evitando aglomeração de pessoas externas. Reunindo apenas com as pessoas que a gente já tem convívio com todo cuidado de segurança e higienização. Até mesmo evitando pedir comida de fora, fazendo a nossa própria alimentação” – destaca.

Leia também:   Homem é baleado na zona rural de São Mateus

Magno Recla afirma que a pandemia é algo que precisa de uma atenção especial. “Ao mesmo tempo que tem gente levando a sério, outras pessoas estão tratando como um caso comum. Não tem muito mistério: quanto mais reunido em família, sem contato externo, melhor. Acredito que dentro do ciclo de convívio que já temos estamos em segurança, mas com todo o cuidado no dia a dia”.

O empresário disse que passaria o Réveillon em casa, curtindo um “churrasquinho” com a família. “A partir do momento que se tem consciência dessa pandemia, tem espaço sim para se viver de forma social e consciente. Dá para aproveitar esse sol bacana, essas últimas horas do ano e as primeiras do próximo de forma consciente”.

“Procuro Guriri pela paz, sossego e para descansar”

Com muitas opções mais próximas, o dentista Saulo Basílio, de Afonso Cláudio, todos os anos nesta época migra da região serrana para o norte do Estado. “Procuro Guriri pela paz, sossego e para descansar”. Acompanhado da esposa, filhinha pequena e familiares, Saulo curtia a praia de Guriri na manhã de ontem numa tenda armada na areia, longe de outras pessoas.

Leia também:   PF flagra jovem com dinheiro falso no ES
Saulo Basílio, de Afonso Cláudio, todos os anos migra da região serrana para Guriri.

“A gente procura se cuidar o máximo que dá. Como a gente está em família, todo mundo se cuida, evita aglomeração, não temos contato com outra pessoa que a gente não conheça e tentamos seguir a vida” – descreve. A virada de ano ele disse que passaria dentro de casa, com churrasco. “Em anos anteriores foram em casa, mas tinha mais gente, mais amigos, chamava gente da rua. Neste ano não, somente a família” – decretou.

EM CASAIS
Os namorados Amarildo dos Santos e Thais Borsoneli faziam, na manhã de ontem na praia de Guriri, companhia a Elton Xavier e Lays Timm, casados. Eles são de Vila Valério e estavam à espera de mais dois casais de Governador Lindenberg. De acordo com Amarildo, o objetivo seria passar o Réveillon somente em casais, no máximo oito pessoas, em casa.

Thais, Amarildo, Elton e Lays na praia de Guriri curtindo entre casais.

“A gente está tentando evitar ao máximo as aglomerações. Mas dá para sair, passear sem aglomerar. Dá para pegar uma praia obedecendo as regras, mesmo porque a gente tem na família pessoas idosas. Então dá para pegar uma prainha e evitar as aglomerações. A gente tenta evitar sempre, mas nesse calorão não dá para ficar em casa. Vamos para praia, mas com todo cuidado”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here