Março Lilás e Azul-Marinho são as cores das campanhas que alertam a população aos cuidados e prevenção do câncer de colo do útero e colorretal. As ações de conscientização e prevenção iniciam no sábado (4), em São Mateus. A Secretaria Municipal de Saúde, através da Casa da Mulher, em parceria dos Agentes Comunitários de Saúde, realiza atividades durante todo o mês voltadas para a conscientização da importância dos cuidados precoces, assim como manter hábitos saudáveis de vida.

“A campanha Março Lilás visa levar informação e estimular a prevenção contra o câncer de colo uterino, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica. Já o maior objetivo da campanha Março Azul é falar sobre diagnóstico e tratamento precoce do câncer colorretal que atinge o intestino grosso ou o reto, geralmente em homens com mais de 45 anos. Cerca de 85% dos casos são diagnosticados em fase avançada, quando a chance de cura é menor” – detalha o secretário de Saúde, Henrique Follador.

Leia também:   Mutirão da manutenção da Prefeitura chega ao Bairro Carapina

Ele destaca que a campanha terá como foco ações educativas e informativas, além da coleta de exames e vacinação. “As coletas de preventivo serão realizadas nas Unidades de Saúde e na clínica da Univc, bem como aferição de pressão, testes rápidos de HIV, sífilis e outros” – reforça.

Follador destaca ainda que, durante a realização das ações programadas, haverá distribuição de vacinas, principalmente a tetravalente contra HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. “Importantíssimo ato de prevenção” – frisa.

O secretário ressalta que os Agentes Comunitários farão busca ativa de mulheres, na idade preconizada pelo Ministério da Saúde, ou seja, até 60 anos, para agendamento e orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis, além da coleta de citopatológico – Papanicolau, nas Unidades. “Os agentes também vão monitorar as cadernetas de vacinação dos adolescentes verificando o esquema da vacina tetravalente contra HPV” – enfatiza.

Secretário de Saúde, Henrique Follador destaca que a campanha terá como foco ações educativas e informativas, além da coleta de exames e vacinação.
Foto: Divulgação

 

PREVENÇÃO NAS ESCOLAS

 

As ações organizadas pela Secretaria de Saúde serão realizadas através da Casa da Mulher e Unidades de Saúde e contarão com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, para levar às escolas municipais, em específico aos estudantes de nove a 18 anos e seus familiares, rodas de conversas preventivas.

Leia também:   Em São Mateus, 98,93% dos jovens de 15 a 19 anos estão alfabetizados

“Cada Unidade realizará a roda de conversa na escola municipal de seu território de abrangência. As rodas de conversas serão coordenadas por enfermeiro, médico ou psicólogo e terão como foco a prevenção, tratamento e cuidado com o corpo” – detalha Henrique Follador.

 

AÇÕES

 

A primeira ação do mês acontece neste sábado (4), na Praça Mesquita Neto, conhecida também como praça da rodoviária, a partir das 8h. Toda a população está convidada, em especial as mulheres. De acordo com a Secretaria de Saúde haverá diálogo educativo; agendamento de preventivo na Clínica Escola da Univc; aferição de pressão arterial; testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite C e hepatite B; Vacina de HPV e demais vacinas, além da distribuição de preservativo masculino e feminino. A previsão de encerramento da ação é as 12h.

A mesma ação acontece ainda nos dias 11, 18 e 25 de março em diferentes pontos da cidade.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here