A Secretaria Municipal de Assistência Social já distribuiu mais de 6.000 cestas básicas até o final de semana. O balanço foi apresentado no sábado (24), durante reunião do Comitê de Crise, montado para mitigar os efeitos após chuvas intensas no Município.

De acordo com a Secretaria de Comunicação, outros itens, como roupas, água mineral e kits diversos, também aparecem com frequência nas planilhas de controle das doações, que são distribuídas na mesma velocidade com que são arrecadadas.

“Com o início do funcionamento, nesta semana, do Ponto de Recebimento e Controle de Distribuição de Donativos (PRCDD) montado no Centro Administrativo, centralizando o recebimento e controlando a distribuição de itens doados, baseando-se no cruzamento dos dados assistenciais da Prefeitura e das demais entidades parceiras no esforço de ajuda humanitária, o processo ganhou em agilidade e justiça, reduzindo drasticamente a duplicidade, quando duas ou mais instituições ajudavam uma mesma família enquanto outras, na mesma condição de necessidade, ficavam desassistidas” – aponta a Prefeitura.

 

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DOAÇÕES

As doações encaminhadas ao Corpo de Bombeiros e ao Batalhão da Polícia Militar também passam pelo ponto de recebimento e controle para distribuição. O Centro Administrativo da Prefeitura de São Mateus está localizado na Rua Alberto Sartório, 404, Bairro Carapina e funciona também como ponto de arrecadação de doações avulsas.

“Qualquer pessoa ou empresa pode doar, de produtos e kits de limpeza ou de higiene a roupas de cama, de alimentos a colchões, de itens de mobiliário a fogões –novos ou em bom estado de conservação” – acrescenta a Prefeitura.

 

COMITÊ DE CRISE

O Comitê de Crise coordenou reunião com o secretariado municipal para apresentação das despesas ordinárias e extraordinárias das respectivas pastas originadas pelo estado de emergência em que o Município se encontra desde novembro.

“A socialização das demandas –especificamente relativas à emergência– de cada Secretaria é indispensável para a elaboração de planilhas gerais dos custos das ações de enfrentamento à crise, documentos estes a serem enviados à Defesa Civil Estadual e ao Governo Federal para a liberação dos recursos previstos em Lei” – afirma a Prefeitura.

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Segundo a Secretaria de Comunicação, as maiores despesas são observadas nas secretarias de Defesa Social, Assistência Social, Agricultura e Obras, mas outras Pastas também são impactadas.

“É o caso da Secretaria Educação, por exemplo, que viu suas despesas de manutenção dos imóveis e instalações escolares se multiplicarem devido aos estragos causados pelos acumulados de chuva” – complementa.

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

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