Mais de 2.000 estudantes descem a Avenida Jones dos Santos Neves no Desfile Cívico-Escolar de São Mateus, sábado (7), no Dia da Independência do Brasil. Subsecretária municipal de Educação, Rosângela Miranda Santos destaca que até 800 profissionais estarão envolvidos no desfile, cujo tema é Educar é Conectar. A previsão é de quatro horas de duração, com início às 8h.

O desfile será aberto pela centenária Lira Mateense, seguida por 7º Grupo Escoteiro Agenor de Souza Lé e tropas de segurança (bombeiros, inspetores penitenciários e policiais rodoviários federais, com viaturas). Depois desfilam os centros municipais de educação infantil, escolas, movimentos sociais organizados e grupos culturais. Entre as instituições de ensino, terá uma faculdade privada e duas escolas da rede particular. As demais compõem a rede municipal.

Miranda frisa que um dos destaques do desfile é um coro formado por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ouro Negro, de Guriri, que cantará uma canção com o tema do desfile, junto com professores de música e servidores da Secretaria de Educação.

Leia também:   Homem é flagrado empurrando duas bicicletas furtadas
A banda marcial da Escola Professor João Pinto Bandeira é uma das 11 da rede municipal de ensino que participam do desfile neste sábado (7). Foto: Ademilson Viana/TC Digital

Outro ponto enfatizado pela subsecretária é a participação de 11 bandas marciais das escolas municipais Vereador Laurindo Samaritano, Maria Francisca Nunes Coutinho, Lilazina Gomes de Souza, Bom Sucesso, Dr. Arnóbio Alves de Holanda, Ayrton Senna, Vila verde, Professor João Pinto Bandeira, Santa Terezinha, Dora Arnizaut Silvares (Caic) e Guriri. Além delas, tem a Lira Mateense e a banda do Instituto Pastor Antônio Gomes.
As bandas terão um espaço para recuo na avenida, permitindo que acompanhem mais escolas. Os ensaios voltados ao desfile iniciaram em junho. Entretanto, Rosângela ressalta que as bandas marciais das escolas municipais vão além do desfile e fazem parte de um projeto de musicalização. Inclusive, um encontro das bandas está agendado para novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here