Em pronunciamento na tarde desta segunda-feira (1º), o secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, reforçou a importância da população em manter o esquema vacinal atualizado no enfrentamento à covid-19. Conforme relatou, a maioria dos casos de internação e óbito na quinta onda da doença no Estado é de pessoas que receberam vacinas somente no ano passado.

Nésio frisa que a quinta onda está em desaceleração no Espírito Santo e que teve maior intensidade no registro de casos, tanto na fase de aceleração como na de recuperação, na segunda quinzena de junho e primeira quinzena de julho. O secretário salienta que essa curva, com mais casos, seguiu uma tendência que foi prevista pela Sesa em maio.

“Chegamos a ter média móvel de óbitos superior a oito mortes por dia na primeira semana de julho. Nos últimos 7 dias, a média foi de 2,71 óbitos diários”, frisa.

Entretanto, Nésio reitera a necessidade de avançar na vacinação com as doses de reforço para poder ter uma redução de óbitos e internações mais significativas, em caso de uma nova onda.

Leia também:   Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no Espírito Santo

“Gostaríamos muito que a população capixaba procurasse os serviços de saúde para atualizar o seu esquema vacinal. Entre os meses de abril e maio, tivemos redução da procura por vacina. Tivemos em torno de 535 mil doses aplicadas nesse período. Em junho e julho, mais de 600 mil doses foram aplicadas em um curso de uma nova expansão da pandemia. Precisamos que a população procure a vacinação independente da ocorrência de novas ondas. Agora, na fase de recuperação, é quando mais devemos vacinar” – afirma Nésio.

 

MEDICAÇÃO

Nésio relatou que a Sesa adquiriu o medicamento baricitinibe para que todos os hospitais consigam atender os pacientes que não dependam do uso de ventilação mecânica. Ele adiantou que, nesta semana, de forma piloto, as unidades de saúde da Grande Vitória terão disponibilidade do remédio.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here