Fundada em 6 de fevereiro de 1970, a Loja Maçônica ARLS Mensageiros da Luz está comemorando 50 anos. A programação do jubileu de ouro inicia neste quinta-feira (6) e prossegue até sábado (8), incluindo reuniões, palestras, coquetéis de confraternização, homenagens e baile. Algumas atividades serão públicas e outras exclusivamente para os maçons.

Acompanhado do tesoureiro do baile, Sebastião Luiz da Silva, o venerável Márcio Lyrio mostrou-se honrado com o posto nas comemorações do jubileu de ouro da Loja Maçônica Mensageiros da Luz. Foto: Wellington Prado/TC Digital

O grão-mestre geral do Grande Oriente do Brasil, Múcio Bonifácio Guimarães, e o grão-mestre estadual do Grande Oriente do Brasil-ES, Hélio Soares da Luz Sodré, estarão presentes no sábado, conforme detalhou o venerável Márcio Lyrio.

Autoridade máxima da loja, ele esteve na Rede TC nesta semana acompanhado de Sebastião Luiz da Silva, tesoureiro do baile. O venerável detalhou que a programação, com início às 19h, acontece na sede, localizada no Bairro de Fátima (Ideal), com sessão magna de recepção e homenagem a antigos membros, seguida de palestra sobre a história da Loja Maçônica Mensageiros da Luz, com o irmão maçom Joaquim Camilo Filho. Ao final será servido um coquetel.

Na sexta-feira (7), também na sede, a programação é pública, iniciando às 19h, com a sessão magna de recepção e homenagens a personalidades do Município, seguida de um coquetel.

As atividades de sábado (8) iniciam às 10h, na sede, com palestra sobre a história da maçonaria no Espírito Santo, com o grão-mestre estadual Hélio Soares da Luz Sodré. Em seguida, acontece palestra com grão-mestre geral do Grande Oriente do Brasil, Múcio Bonifácio Guimarães, que falará sobre O GOB no século XXI. Em seguida será servido almoço para os maçons.

O encerramento das comemorações do jubileu de ouro será com baile, às 21h, no Cepe. O baile é aberto para não maçons, sendo que a mesa para quaro pessoas é vendida a R$ 150. Os interessados devem entrar em contato pelo número 9.9925.2147.

“História bonita”, diz venerável Márcio Lyrio

“Registro que pela vontade de meus irmãos da Maçonaria Mensageiros da Luz, número 1.743, e pela graça do Grande Arquiteto do Universo, coube-me estar Venerável Mestre neste período de nosso jubileu de ouro, o que me proporciona, além de gratidão, uma enorme honra e uma incomensurável emoção”, destacou Márcio Lyrio em entrevista à Rede TC.

O venerável avalia ainda que a loja maçônica tem “uma história bonita”. Ele lembra que a loja é herdeira de um legado iniciado há quase 150 anos, em 1874, com a Loja Maçônica Segredo e Beneficência, que funcionou por oito anos em São Mateus.

Mais tarde, em 1.900, foi fundada a Loja Maçônica União Cinco de Fevereiro, que esteve em atividade na Cidade por 12 anos. “Esses trabalhos pioneiros resultaram, em 6 de fevereiro de 1970, na fundação da Loja Maçônica Mensageiros da Luz”, frisou. Márcio Lyrio enfatizou que nestes 50 anos a loja está em atividade ininterrupta, sendo composta atualmente por 49 irmãos maçons.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here