Um total de 18 idosos e quatro funcionário de uma casa de repouso de Vitória estão infectados com o novo coronavírus. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a informação foi confirmada após uma idosa de 80 anos, que morava no asilo, morrer com covid-19 no dia 3 de abril.

Foto: Reprodução

A Sesa informou que, após o falecimento da idosa, iniciou imediatamente a investigação da causa. “Com a confirmação do óbito por covid-19, as Vigilâncias Epidemiológicas Estadual e do Município de Vitória iniciaram a investigação em outros idosos e funcionários da instituição. Amostras foram coletadas e, em menos de 24 horas, o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES) liberou o resultado que confirmava a infecção de 22 pessoas, sendo 18 idosos e quatro funcionários”.

No domingo (5), foi instituída uma unidade de resposta rápida entre a Sesa, a Vigilância Municipal de Vitória e um conjunto de especialistas, para definir ações, monitorar e avaliar os casos. Três médicos indicados pela Sesa visitaram a instituição e, na avaliação clínica, um dos idosos foi encaminhado para atendimento médico em hospital particular, já que a maioria dos idosos residentes possui plano de saúde.

A Sesa ressalta que o acompanhamento e a avaliação dos contaminados será diário e que nesta segunda-feira (6) “os familiares foram acolhidos, tendo o resultado entregue em mãos e sendo informados sobre o protocolo e todas as medidas que serão adotadas”.

De acordo com o último boletim da Sesa, o Espírito Santo tem 209 casos confirmados do novo coronavírus até esta segunda-feira (6).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here