Com Moção aprovada por unanimidade e muitos elogios no plenário, a Câmara de São Mateus homenageou o estudante Carlos André Terto da Silva e a professora Jaciani Souza Del Pieri Magnago. O jovem foi o primeiro colocado na etapa estadual do Programa Jovem Senador, desenvolvido pelo Senado Federal com apoio das secretarias estaduais de Educação.

Carlos André estuda na Escola Estadual Ceciliano Abel de Almeida e redigiu uma redação com o tema Saúde mental nas escolas públicas, na modalidade dissertativa-argumentativa.

O Voto de Congratulação para Carlos André e a orientadora Jaciani foi proposto pela primeira-secretária da Câmara de São Mateus, vereadora Ciety Cerqueira. A aprovação unânime aconteceu na sessão de segunda-feira (31 de julho), com a presença dos homenageados e de outros estudantes e educadores da escola estadual. A escolha dos 27 vencedores estaduais aconteceu em 6 de junho, por uma comissão julgadora do Senado.

Os estudantes selecionados no concurso de redação –um por cada estado e o DF–, com os respectivos professores, participarão da Semana de Vivência Legislativa, no período de 21 a 25 deste mês, quando passarão pelo processo de discussão e elaboração de sugestões legislativas.

Leia também:   Saae lança refis para quitação de contas atrasadas

De acordo com o Senado Federal, o trabalho dos jovens simula a atuação dos senadores, numa legislatura com cinco dias de duração. Começa com a posse e eleição da Mesa e termina com a aprovação dos projetos que, se acatados pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, seguirão para discussão e votação no Senado tal como as propostas apresentadas por parlamentares eleitos pelo povo.

 

“Realização que jamais imaginei alcançar”

 

“Receber o prêmio Jovem Senador é uma realização que jamais imaginei alcançar. Representar o nosso Estado e o nosso Município no Senado Federal vai ser uma experiência única e enriquecedora. Poder vivenciar a rotina parlamentar, debater projetos de lei e apresentar minhas ideias será uma oportunidade que transformará minha visão sobre a política e o poder que temos de fazer a diferença em nossa sociedade” – afirmou Carlos André durante discurso na Câmara de São Mateus.

Ele ainda foi agraciado com um intercâmbio de três meses no Canadá, por meio do programa de intercâmbio da Secretaria Estadual de Educação (Sedu). “Não posso deixar de destacar que tudo isso só foi possível graças ao apoio e ao investimento que temos tido na educação pública em nosso Estado”, completou Carlos André, agradecendo aos apoiadores e à homenagem da Câmara.

Leia também:   Festival do pescado e frutos do mar começa no dia 3 de maio em Barra Nova norte

Proponente da homenagem, a vereadora Ciety disse que já acionou o senador petista Fabiano Contarato para recepcionar Carlos André em Brasília, para onde o jovem partirá no dia 20. A dedicação e o talento do mateense Jovem Senador foi destacado pela orientadora Jaciani e pelo professor Jesiel, coordenador do Curso Técnico de Administração. Eles ainda destacaram a participação de outros educadores na formação de Carlos André.

O presidente do Legislativo Municipal, vereador Paulo Fundão, enfatizou a satisfação de receber estudantes e educadores, especialmente num momento em que a educação projeta São Mateus para o Brasil.

Foto do destaque: Secom-CMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here