Primeiro secretário de Direitos Humanos do Estado do Espírito Santo, o professor Júlio Pompeu palestrou na segunda Jornada da Educação da Faculdade Vale do Cricaré (FVC). A palestra com o tema Corrupção aconteceu na noite de quarta-feira (17), no auditório da FVC, com a presença de estudantes e profissionais da área de educação da própria faculdade e de outras instituições. Em entrevista à Rede TC, Júlio Pompeu salientou que a corrupção é um fenômeno social e que o combate requer esforço e luta contínua para manter as instituições, leis e valores que permitam uma boa convivência.

“O caráter depende de três fatores básicos: genético, psíquico e social. Temos aí três hipóteses para explicar porque o Brasil é tão corrupto. A primeira é uma degenerescência genético do brasileiro, que não é o caso. Então sobra as outras duas. Se você pensar no viés psicanalítico de que a pessoa sofre muito trauma e fica canalha, bom, tem alguma coisa errada neste País que traumatiza as pessoas e elas ficam canalhas. O que leva ao terceiro ponto, que é o ambiente. A gente tem certas estruturas sociais, políticas, que de fato incentiva e favorece a corrupção. Entendo a corrupção como atitudes que desagregam o modo compartilhado de existência” – afirmou Júlio Pompeu.

Leia também:   Docentes da Ufes mantêm greve e buscam apoio popular em São Mateus

A Jornada da Educação da FVC iniciou terça-feira (16) com palestra da doutora em Educação Sumika Soares de Freitas Hernandez Piloto, que falou sobre os impactos das reformas educacionais na formação de professores. Para ontem à noite, estava previsto o lançamento de dois livros, além de palestras com as professoras Betina de Cácia, Rossanna dos Santos e Sônia Maria da Costa Barreto. A jornada continua nesta sexta-feira (19) com palestra da pedagoga Alessandra Salazar Panagoto, que falará sobre o papel do professor na abordagem Reggio Emilia.

Coordenador dos cursos de Pedagogia e História da FVC e um dos organizadores da Jornada da Educação, o professor José Luiz Nery salientou que a faculdade tem uma preocupação muito grande com a formação dos profissionais que atuarão na rede de ensino e que o convívio com os palestrantes que têm experiência na área é muito importante.

São Mateus–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here