A primeira vez em quadra ou no campo foi inesquecível para quase 1.300 crianças de escolas públicas e particulares de São Mateus que participaram nesta semana do Festival Jogos Mirins Mateenses (Jomim). As atividades foram encerradas nesta sexta-feira (27), no Centro de Vivência e na quadra da Escola João Pinto Bandeira, mas já deixaram, no dito popular, um gostinho de quero mais nas crianças, despertando o interesse aos esportes. De acordo com a Secretaria de Educação, foram envolvidas nos jogos 28 escolas da rede municipal e duas particulares.

O basquete esteve entre as modalidades dos Jogos Mirins Mateenses. Foto: Ademilson Viana/TC Digital

No último dia, o que se percebia nas crianças era a euforia de uma semana inteira de atividades esportivas. Alguns estudantes relataram que participam de um festival esportivo pela primeira vez. É o caso de Marina Bof, 10 anos, da Escola Ouro Negro. A equipe venceu o time da Escola Ayrton Senna por 7 a 6, no handebol, mas ela relatou que o gostou mesmo é de jogar. “Foi muito bom, quero participar mais vezes. Vou jogar sempre. A melhor coisa é arremessar no gol e fazer o gol” – frisou. Mesmo pensamento tem a companheira de time de Mariana, a goleira Késsia Vitória da Silva Alves, 9 anos. “Eu gostei, e é a primeira vez que participei. Gostei de ficar no gol e defender” – destacou.

Disposição não faltou no jogo de handebol entre as escolas Bom Sucesso e Ayrton Senna. Foto: Ademilson Viana/TC Digital

O atleta da equipe de basquete da Escola Bom Sucesso, Hézio Henrique Maciel Carminati, 11 anos, disse que também participou de um festival esportivo interescolar pela primeira vez. “É bom, a gente se sente alegre. Ficar em casa a gente se sente triste. Jogando com os amigos fico feliz” – disse.

E quem já teve a oportunidade de jogar, anteriormente, quer ainda mais. É o caso de Kauã das Virgens Souza, 11 anos, jogador de basquete da Escola Lilazina Gomes de Souza. Ele relatou que participou pela terceira vez. “Eu gosto de jogar”, ressaltou.

Coordenador da área de Educação Física da Secretaria de Educação, Eberval Luiz Coffler reiterou que o festival não teve caráter competitivo, sendo assim, não definindo campeões. O Jomim começou terça-feira e teve as modalidades de futsal, futebol de areia, handebol, handebol de areia, vôlei, vôlei de areia, queimada e basquete.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here