Estão abertas até este sábado as inscrições para o AdaptELAS, curso online de desenvolvimento web voltado exclusivamente para mulheres e ofertado pela Adapti, empresa júnior de Computação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo. De acordo com a Ufes, o curso oferece capacitação na área de programação front-end –parte visual de um site–, proporcionando uma formação completa e acessível, que vai do nível básico ao avançado.

“As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 6 de julho [sábado]”, reforça a Ufes. As inscrições são feitas por meio de formulário online. “O curso é aberto à comunidade e não há limite de vagas por se tratar de um curso em formato virtual. Para efetuar a inscrição, é necessário apenas que a candidata esteja cursando o ensino médio ou já o tenha concluído” – detalha.

Não há limites de vagas e as aulas, exclusivamente para o público feminino, terão início já na segunda-feira (8) e serão realizadas às segundas e quintas-feiras à noite.
Foto: Freepik/Divulgação

As aulas terão início já na segunda-feira (8) e serão realizadas às segundas e quintas-feiras à noite por meio do Google Meet, com aulas ao vivo e gravadas, conteúdo disponibilizado no Google Classroom e momentos para tirar dúvidas com professores. A carga horária é de 30 horas e as inscritas receberão certificado mediante a participação nas aulas e entrega das atividades.

 

INCLUSÃO

“A Adapti foi criada em 2012 diante da necessidade de os estudantes aplicarem os conhecimentos adquiridos na graduação. A empresa é dedicada ao desenvolvimento de sites, aplicativos para Android, IOS e Windows Phone, além de sistemas web” – explica a Ufes.

Aluna do curso de Engenharia de Computação da Ufes e presidente executiva da Adapti, Gabrielly Dionisio destaca que o principal objetivo do curso é envolver mais mulheres no ambiente da computação e tecnologia, “visto que é uma área majoritariamente masculina”. Nos anos de 2022 e 2023, a empresa ofertou dois cursos para o mesmo público, do qual participaram 40 alunas.

“No primeiro ano foi ofertado o curso de Laravel (conjunto de ferramentas, recursos e funcionalidades), ano passado de Python (linguagem de programação) e a edição deste ano será de front-end, ou seja, a parte visual do site, onde abordaremos Hyper-Text Markup Language (HTML), linguagem de marcação para criação do conteúdo de um site, Cascading Style Sheets (CSS), linguagem utilizada para estilizar o conteúdo feito em HTML tornando o site mais atrativo, e JavaScript, linguagem de programação para aplicar lógica a componentes do site e outros tópicos” – ressalta.

 

FRONT-END

O desenvolvedor front-end é o responsável por projetar a parte visual de um site. Enquanto o web design elabora a aparência visual, o desenvolvimento front-end concebe esse design utilizando HTML, CSS e JavaScript. Ele colabora com a interface gráfica de um projeto, desenvolvendo telas interativas, seja em softwares, sites, aplicativos e demais recursos tecnológicos. (Fonte: Ufes)

Foto do destaque: Freepik/Divulgaçã

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here