São Mateus Goldilock One: As Brumas de Jakaíra é o primeiro jogo brasileiro do gênero de RPG –sigla em inglês para role-playing game, um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício. O jogo de ação funciona em mundo aberto com co-op local –modo cooperativo onde é possível juntar amigos em um mesmo ambiente para aproveitar um jogo online– e foi criado por mateenses através da ShedOfIdeas Game Studio.

Ele está com um teste alfa exclusivo para brasileiros aberto na rede mundial de computadores. O teste é totalmente gratuito e não tem data para encerramento. As informações são do ceo da ShedOfIdeas, Willyam Emmerich Dutra, que procurou a Rede TC de Comunicações para falar sobre o jogo.

Goldilock One: As Brumas de Jakaíra é um RPG de ação em mundo aberto com elementos de sandbox, que mistura combate com muitos inimigos, hack’n’slash, e combates desafiadores no estilo souls-like. O lançamento do pré-alfa está previsto para julho de 2023” – detalha Will Emmerich, como prefere ser chamado.

De acordo com ele, o playtest coloca o jogador em um desafio contra um dos chefões do

jogo em quatro níveis de dificuldade, entre fácil e muito difícil. “Quem se aventurar terá tempo suficiente para entrar no ranking online e fazer parte da comunidade logo de início”, explica.

“Com esse playtest, queremos envolver a comunidade brasileira no projeto desde cedo. Os jogadores poderão enviar sugestões, críticas, e todo tipo de feedback sobre sua experiência de jogo para participar do desenvolvimento” – observa.

Segundo Will, nas primeiras semanas já são mais de 800 testes brasileiros. O teste será exclusivo por dois meses, período em que estarão com um financiamento coletivo aberto no Catarse. “Assim que concluída a campanha iremos disponibilizar acesso para que todos os apoiadores possam jogar o pré-alpha com calma em suas casas e compartilharem todos os feedbacks possíveis. A data de lançamento comercial do game vai depender do desempenho da campanha de financiamento coletivo”.

Willyam Emmerich Dutra com a equipe do Estúdio de Desenvolvimento ShedOfIdeas Games de São Mateus – Foto: Divulgação

O desenvolvedor detalha ainda que para cada meta estendida, haverá um prazo específico que poderá variar de 6 a 17 meses. “Em 2024, com certeza lançaremos, mas ainda em 2023 teremos algumas versões de testes que serão disponibilizadas para apoiadores e comunidade engajada. O nosso principal trabalho até lá será de construção de mundo, pois o jogo se passa em um ambiente de mundo aberto povoado por NPCs e Criaturas” – enfatiza.

O jogo Goldilock One

 São Mateus – Will destaca que o jogo será o primeiro brasileiro do gênero com a funcionalidade de mutliplayer local. “No game, o jogador assumirá o papel de um exilado de Nebegarde, um lugar frio e escuro tomado por criminosos condenados. Seu maior desafio será descobrir o que exatamente aconteceu com o personagem e por que ele foi preso. Para atingir este objetivo, o jogador terá de sobreviver, superando desafios perigosos em um mundo injusto e complexo” – ressalta.

“O game contará com diversos sistemas, como formação de grupos com NPCs, que o jogador poderá controlar para resolver puzzles e lutar, sistema de criação de itens, personalização de habilidades e do personagem, entre outros” – complementa.

Sonho cultivado desde a adolescência

São Mateus – Will relata que desde a adolescência pensava em desenvolver jogos, mas as dificuldades eram muitas como estrutura de internet, por exemplo, e até mesmo preconceito. “Tinha que esperar chegar meia noite para dar o pulso único e usar internet. Hoje, muitos pais já entendem o mercado de games como uma possibilidade profissional, sabem do tamanho desse mercado. Na minha infância isso era algo muito distante, havia muito preconceito”.

Formado em Engenharia Civil e de Produção, ele conta que iniciou há quatro anos, com recursos próprios, o desenvolvimento de jogos independentes. “Quando idealizei criar um jogo para ambientar em um universo de ficção que eu já vinha criando, o fiz não apenas como desenvolvedor, mas também como investidor. Então, para ser mais assertivo, busquei envolver quem já tivesse experiência com jogos do gênero que eu queria desenvolver. Fui apresentado à turma do Dolmen, um jogo também brasileiro, que me indicaram um profissional que trabalhou com eles e hoje é um dos três sócios que compõem o estúdio” – frisa.

Will reforça que mais de 30 profissionais já participaram do projeto, como é o caso dos programadores. “Nossos cinco programadores são estudantes do Ceunes que selecionamos e capacitamos dentro do estúdio e que hoje são profissionais de games prontos para o mercado de trabalho, mas que vão continuar com a gente, é claro” – enfatiza.

Os programadores mateenses são: Addison Alves Viana, André Luiz Brandão, Breno Souza do Nascimento, Ramon Pezzin Ton e Uarlley Amorim.

INSPIRAÇÃO

Will detalha que a lore do game –toda a história que não é diretamente contada ao jogador– foi inspirada em um romance fictício onde a trama é ambientada em um novo planeta com uma pegada futurista.

Aponta que a mitologia brasileira está presente de forma reinventada no game. Figuras mitológicas da cultura Guarani, principalmente dos povos Mbua, estão presentes no game fundidas com as supreendentes similaridades que existem com a mitologia nórdica.

“O próprio título As Brumas de Jakaíra, traz uma divindade Guarani como elemento chave da aventura. Algumas figuras como Anhangá, sendo um dos principais inimigos, Ticê, Mapinguari, Cupendipe, Curupira. Estes e outros terão seus representantes que irão herdar traços de suas principais características narradas nas lendas que fazem parte da cultura e ou mitologia guarani e do folclore brasileiro” – reforça.

Participação no Brazil Games Festival

 São Mateus – A ShedOfIdeas Game Studio esteve presente na Brazil Games Festival 2022, que aconteceu entre os dias 6 e 12 de outubro, apresentando o jogo independente Goldilock One: As Brumas de Jakaíra. Will destaca que o jogo foi citado entre os melhores indie, ou seja, independentes, do evento.

Will destaca que o jogo, que foi apresentado na Brazil Game Festival, será o primeiro brasileiro do gênero com a funcionalidade de mutliplayer local – Foto: Divulgação

“É um orgulho estar entre os melhores. O BGS é o principal evento de games da América Latina e isso trouxe a possibilidade de a gente conseguir engajamento com a comunidade e com vários streamers e youtubers gamers que passaram por nosso stand, jogaram e elogiaram bastante o jogo. Em 2023 estaremos lá novamente” – vibra.

“Nossa expectativa é, aos poucos, criar uma comunidade fiel, que se identifique com as experiências que vamos proporcionar no game e que possam acompanhar não só o primeiro jogo, mas todos os que pretendemos ambientar nesse universo de Goldilock One que embora já seja bem grande, vai continuar crescendo. Espero que consigamos desenvolver um ecossistema completo, que além de entregar ótimos jogos, possa também dar oportunidade de capacitação e trabalho para o máximo de estudantes que queiram ser inseridos nessa indústria de desenvolvimento de jogos” – complementa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here