A quarta-feira (16) está com chuvas intensas em São Mateus e em outros municípios capixabas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) preveem que esse período chuvoso deve se entender pelo menos até domingo (20) no Município.

Secretária municipal de Defesa Social, Danúbia Henriques relata que não houve solicitação à Defesa Civil Municipal, referente às chuvas, até as 15h desta quarta. Entretanto, em razão de alerta recebido pelo órgão de chuvas intensas superiores a 50mm em 24 horas, as equipes estavam de plantão para ações emergenciais no Município. Mesmo assim, há registros de alagamentos de rua em Guriri e em alguns bairros de São Mateus.

Foram registrados alagamentos em Guriri. Foto: Divulgação

A Defesa Civil orienta à população para que fique longe de locais de riscos. Em caso de deslizamentos, alagamentos e rachaduras, os moradores podem acionar a Defesa Civil em plantão de 24 horas, pelos telefones 3763.1122 e 9.9918.1122 (whatsapp).

A estação meteorológica do Inmet, localizada no Bairro Litorâneo, registra 14,6 mm de chuva nesta quarta-feira (16), até 14h. Na terça-feira, o Inmet registra 22,6mm de chuva. Já o pluviômetro automático do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registra 20,8 mm de chuva em 24 horas em São Mateus, até 15h desta quarta.

Leia também:   Submetralhadora é apreendida em Nova Venécia durante operação contra furtos e roubos na zona rural

ALERTAS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta com validade desta quarta-feira (16) até as 10h desta quinta-feira, de chuvas intensas entre 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia. O Inmet prevê tempo nublado na quinta-feira, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Já para sexta-feira (18), a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Para sábado, o instituto aponta a tendência de muitas nuvens com pancadas de chuvas isoladas. Para domingo, a previsão é de nublado, com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas.

Incaper explica instabilidade

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) explica que o período de instabilidade em todo o Estado é devido a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), posicionada entre o norte capixaba e o sul baiano. O Incaper frisa que as chuvas devem permanecer no norte do Estado até domingo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here