MPF DENUNCIA DANIEL
O Ministério Público Federal apresentou denúncia contra o prefeito Daniel Santana e mais 12 pessoas investigadas no âmbito da Operação Minucius da Polícia Federal. Na denúncia, o MPF pede ainda o afastamento do prefeito do cargo e informa que o caso está sob sigilo.

Foto: Divulgação

DEFESA SEGUE CONFIANTE
No entanto, um dos advogados do prefeito Daniel Santana no caso, Altamiro Thadeu Frontino Sobreiro, em resposta a esta coluna, disse acreditar que sequer haverá recebimento da denúncia pela Justiça. Ele alega que há farta documentação demonstrando a origem do dinheiro que foi apreendido na casa e na empresa do prefeito. Afirma ainda que a defesa apresentará todos os esclarecimentos para comprovar que as empresas ligadas a Daniel nunca receberam recursos públicos e que segue confiante na justiça.

ECOS DO CARNAVAL
É muito leviano considerar que Guriri, pelo seu tamanho, teve somente bagunça no período de Carnaval, como alguns querem impor. A Ilha, com sua diversidade de ambientes, também teve espaço para quem quis descansar e se divertir com qualidade. O papel do cidadão, que ama a Ilha, é dar destaque e valorizar o melhor ângulo, justamente para que as pessoas não pensem que Guriri se limita às manifestações da área central ou a algumas poucas ruas com excessos. A maioria do território teve sim, paz e tranquilidade.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 7.482

LACRAÇÃO
O pensamento é muito simples: não nos deixemos levar pela emoção e lacração de momento. Façamos uma profunda reflexão. É preciso falar sobre as potencialidades e elogiar os atrativos de Guriri para atrair cada vez mais o turismo de qualidade. E lembrem-se: falar de coisas ruins o tempo todo atrai somente aquilo que não presta. Temos que apresentar o balneário como ele realmente é: um ambiente familiar. Com isso, conseguiremos desestimular os baderneiros.

TROCA DE PARTIDO
Está aberta a temporada de troca de partidos para aqueles que almejam disputar as eleições deste ano. Desde o dia 3, deputados federais e estaduais podem mudar de sigla. O prazo vai até 1º de abril. A janela partidária, como é chamado o período, foi criada a partir do entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que, nas eleições proporcionais, o mandato pertence à agremiação, e não ao candidato eleito, mostrando, dessa forma, a importância da fidelidade partidária. Segundo o TSE, o Brasil possui hoje 33 partidos.

OUTRAS POSSIBILIDADES
Vale lembrar que existem trocas de partido fora da janela partidária e que não levam à perda do mandato. São referentes às saídas em razão de criação de uma sigla, fim ou fusão do partido; e ainda às situações nas quais há desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 7.482

MUDANÇAS NO ES
Em 2018, um terço dos deputados capixabas mudou de partido na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), durante o período da janela eleitoral.

BAIXO CRESCIMENTO
Números não mentem, mas podem enganar. É o caso do comportamento da economia brasileira em 2021, com base na variação do PIB apresentada ontem pelo IBGE. Para especialistas, o avanço forte da atividade no ano passado reflete apenas uma retomada diante do histórico mergulho registrado em 2020 em consequência das restrições impostas pela pandemia da covid-19. A economia cresceu 4,6% em relação a 2020 quando a queda foi de 3,9%. É uma alta incomum nos últimos 40 anos, quando o crescimento só foi maior do que esse em cinco ocasiões. Comparado, porém, com o último ano de “normalidade”, o total da produção brasileira em 2021 está somente 0,6% acima do que foi produzido em 2019.

RENDA DAS FAMÍLIAS
Apesar de o PIB brasileiro ter voltado ao tamanho de 2019, o estudo apresentado pelo IBGE mostrou também que o consumo das famílias e renda por cabeça ficaram para trás. A renda per capita é ainda parecida com a de 2018 e quase 8% menor que a de 2013. Pior ainda, o nível de consumo das famílias retrocedeu bem mais. Ainda está em um nível similar ao de 2018, que já era ruim. É um dos motivos do mal-estar social piorado, ou melhor, uma explicação em números desse mal-estar. Essa tristeza já era sentida na carne pela maioria dos brasileiros e já estava insinuada nas estatísticas de salários. A massa de rendimentos do trabalho caiu de 2020 para 2021. Os trabalhos que aparecem são, na maioria, ruins, inseguros, precários e pagam pouco. A alta da inflação fez o resto do serviço, comendo o poder de compra do brasileiro.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here