O CARNAVAL BOMBOU!
É unânime, dos veranistas aos turistas, que o Carnaval de Guriri neste ano bombou. Com exceção de alguns casos pontuais, foi uma festa muito tranquila, onde se viram muitas crianças acompanhadas de suas famílias, tanto na área kids, quanto no Corredor da Folia ocupando o lugar mais aconchegante da festa, o colinho –ou ombros– dos papais e das mamães. A criançada se divertiu pra valer. O folião curtiu cada minuto. Com isso, o Carnaval Guriri deixa a lição de que é possível aproveitar a festa de momo sem perder a dignidade com confusões improdutivas!

MISSÃO
Como este é um ano eleitoral, o Carnaval de Guriri foi o último realizado na gestão do prefeito Daniel Santana, que não pode concorrer à reeleição. Com o sucesso da folia de 2024, o próximo gestor terá a missão de fazer um Carnaval igual, ou melhor, no próximo ano para atender às expectativas do público local e das dezenas de milhares de pessoas que se deslocam de todos os cantos do Brasil, e até do exterior, e que com certeza ficaram maravilhados com a festa momesca.

PEGOU PESADO
Quem esteve na Ilha de Guriri no período do Carnaval observou com atenção a movimentação das fiscalizações de trânsito no balneário. As blitzen do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar aconteceram quase que de forma intermitente em vários locais distintos, inclusive nos arredores de bares e restaurantes. A intensificação dessas ações foi traduzida nos números apresentados no balanço da Sesp. Estranhamente, São Mateus teve quase 80% dos registros de recusa ao bafômetro de todo o Estado: foram 578 contra 724 no Espírito Santo inteiro no período do Carnaval. Ainda segundo a Sesp, em apenas um dia da operação foram 173 recusas ao bafômetro.

IMPACTO FINANCEIRO
A Sesp explica que quem recusa o bafômetro sofre as mesmas punições da pessoa que dirige sob efeito de álcool. Segundo o Código Brasileiro de Trânsito o valor da multa é de R$ 2.934,70. Logo, em um cálculo rápido, é possível afirmar que somente as recusas ao bafômetro em São Mateus pode resultar em um impacto financeiro da ordem de R$ 1,7 milhão. Ainda sobre as penalidades, se houver reincidência –isto é, se esse condutor cometer a mesma infração mais de uma vez em até um ano–, o valor é dobrado.

LEI SECA
Quantas vezes você já ouviu que álcool e volante não combinam? O tema é um dos mais debatidos na tentativa de frear uma das principais causas de acidentes no trânsito: dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas. A Lei Seca foi um marco, quando em 2008, entrou em vigor com alteração do Código de Trânsito Brasileiro, especificamente os artigos que tratam da infração de dirigir sob efeito de álcool. A partir daí, a legislação eliminou o limite de álcool permitido no organismo e estabeleceu que qualquer quantidade dessa substância configura infração de trânsito gravíssima. Portanto, é importante cada vez mais se conscientizar de que, se beber, não dirija!

CONTRA
Ainda sobre o Carnaval, parece que a festa não agradou a todos. Algumas pessoas, a fim de atingir o chefe do executivo local, optam pelo caminho obscuro de detonar com o turismo e, automaticamente, com a economia de São Mateus ao tecer críticas nada construtivas ao balneário de Guriri. É certo que o lugar necessita ainda de muitas benfeitorias publicas, mas daí ficar se apegando a detalhes para falar mal do balneário é no mínimo ridículo. Parece que alguns têm Guriri como propriedade particular e não querem dividir a Ilha com os turistas, que deixam milhões de reais no balneário a cada temporada.

MACRODRENAGEM
E por falar nas benfeitorias necessárias em Guriri, quando é que o Estado de fato vai iniciar a macrodrenagem? Já tem mais de dois anos que essa obra foi prometida e não sai do papel. Com a palavra, o DER-ES.

LIXO NA LIXEIRA
Mesmo com as centenas de lixeiras espalhadas pelo Corredor da Folia, ainda assim o que se viu durante o Carnaval, após o término da festa a cada madrugada, foi o lixo espalhado pelas avenidas Oceano Atlântico e Governador Eurico Vieira de Rezende. Nem mesmo a areia da praia foi poupada do emporcalhamento. Resultado: muito trabalho para as equipes de limpeza que ganharam nota 10, pois toda manhã o Corredor da Folia, e a praia, estavam novamente impecáveis. Mas fica a dica: lugar de lixo é na lixeira!

E QUE O ANO COMECE…
Há quem diga que o ano só começa depois do Carnaval. Logo, chegou a hora de sacudir a poeira, se vestir de muita coragem que 2024 promete!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here