ELEIÇÕES
Enquanto Renato Casagrande acelera a agenda de inaugurações e ordens de serviços no estado, o PSB segue em articulações para definir o bloco de apoio à candidatura à reeleição do atual governador. Uma alta fonte do partido manifestou em off que seu grupo deseja o apoio do PT, mas não o quer indicando o candidato a vice-governador. Esse mesmo líder partidário também não quer o deputado federal Da Vitória na chapa como vice, mas como candidato ao senado.

CENTRISTA
Essa fonte quer Casagrande como candidato centrista, sem se distanciar do setor conservador, liderado por Bolsonaro, e sem se deixar marcar com a aliança com o PT de Lula. Se o PT não assimilar essa postura do PSB, a candidatura do senador Contarato ao governo estadual pode resultar em grave dano eleitoral a Casagrande.

ROSE DE FREITAS
Com 40 anos de vida pública, a senadora Rose de Freitas vai buscar a reeleição este ano. Seu mandato se caracteriza por forte articulação com os prefeitos em busca de recursos do orçamento federal. E conseguiu se alinhar com Casagrande, com quem tem intensificado agendas no interior do estado. A possível candidatura de Da Vitória a senador, ao invés de candidato a vice-governador, poderá atrapalhar o arranjo de Rose.

ZANON
O ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon tem aumentado sua movimentação em busca da candidatura a governador pelo PSD. Quem parece ter perdido espaço nessa seara é o ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos, da Rede Sustentabilidade. Eles buscam o apoio de Paulo Hartung a suas pretensões, mas quem conhece PH duvida que o ex-governador ponha sua digital com intensidade nessa empreitada.

FIM DA PANDEMIA? AINDA NÃO
Apesar de o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ter assinado ontem a portaria de encerramento da emergência de saúde pública de interesse nacional da covid-19, a pandemia ainda não chegou ao fim. Mas no Brasil, essa condição reconhecia a gravidade da situação e dava base para políticas e medidas de autoridades de saúde nos níveis federal, estadual e municipal. O fim da emergência de saúde pública terá um prazo de transição de 30 dias, para adequação dos governos federal, estaduais e municipais, ou seja, a portaria passa a valer em 22 de maio.

QUEIROGA
O ministro e secretários da pasta deram entrevistas ontem onde afirmaram que essa mudança não comprometerá as diversas ações e o aporte de recursos para a vigilância em saúde. “Mesmo que tenhamos casos de covid-19, porque o vírus vai continuar circulando, se houver necessidade de atendimento na atenção primária e leitos de UTI, temos condição de atender”, declarou Marcelo Queiroga.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 7.482

OMS
Quanto à manutenção da condição de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o ministro da Saúde acrescentou que a portaria lida com o encerramento da emergência de saúde pública de interesse nacional, sem mencionar pandemia ou endemia.

IMPACTOS
Um impacto chave do fim da emergência será sobre as medidas de restrição e prevenção, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, definida por estados e municípios. “O que muda é a questão de se restringir as liberdades individuais de acordo com as vontades de um gestor municipal. Não faz mais sentido este tipo de medida. A minha expectativa é que acabem essas exigências”, disse Queiroga.

MÁS ESCOLHAS
Dois feriadões e por duas vezes a agenda presidencial comete equívocos ao programar eventos de Bolsonaro. Na semana passada, uma passeata com motociclistas interrompeu as principais vias que o paulistano usa para chegar ao litoral, bem numa sexta-feira no feriadão da Paixão de Cristo. O resultado é que milhares de pessoas perderam a paciência com o trânsito já caótico da capital paulista, o que gerou muita reclamação. Agora, nesta sexta-feira, o presidente participou das comemorações dos 522 anos de descobrimento do Brasil em Porto Seguro, fechando várias vias de acesso aos balneários e impedindo a chegada de milhares de turistas ao litoral, mais uma vez gerando muita reclamação. Más escolhas!

OUTRA
Outra má escolha do presidente foi se antecipar e dar um indulto ao deputado federal Daniel Silveira, condenado a mais de oito anos em regime fechado pelo Supremo Tribunal Federal. Juristas apontam que receberam com perplexidade a decisão do presidente.

VEREADOR ROBERTINHO
Circulou nesta semana um boato dando conta de que o vereador Robertinho de Assis, preso desde dezembro do ano passado acusado de crimes sexuais contra duas menores de 18 anos, teria conseguido liberdade na Justiça. No entanto, o boato foi desmentido pelo advogado de Robertinho, Marcelo Miguel Regetz Monteiro. Questionado, o advogado respondeu o seguinte: “A informação não procede. Trata-se de uma fake news. Ainda não alcançamos esse resultado, entretanto, continuamos buscando, de forma incessante, a liberdade do parlamentar municipal Roberto Pedro de Assis”.

A Weg vai apresentar demandas para empresas do Espírito Santo se tornarem fornecedoras dela. (Foto: Divulgação)

EMPRESAS DO ES
Fabricante de motores elétricos, transformadores, geradores e tintas, a empresa Weg decidiu apresentar demandas de produtos e serviços para que empresas do Estado sejam potenciais fornecedoras da multinacional. A apresentação está marcada para acontecer virtualmente no dia 28, das 9 às 11 horas, durante a Rodada de Negócios Weg, realizada pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do programa Mais Negócios. O evento será voltado para empresas capixabas do segmento de plástico, que atuam, por exemplo, com o fornecimento de peças injetadas de plástico, moldes de injeção, ventiladores, suportes, isoladores, fabricação e reforma de moldes de injeção.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 7.482

DIA DO FERROVIÁRIO
Com a aprovação do Marco Legal das Ferrovias, o setor ferroviário brasileiro está prestes a viver uma nova era de desenvolvimento. Dentro desse cenário de projetos que estão a caminho, comemora-se, no próximo dia 30, o Dia dos Ferroviários. Em todos os cargos ocupados, eles colaboram com a transformação da logística no país. Entre esses ferroviários orgulhosos de sua profissão, está o José Roberto, de 65 anos, que ingressou na ferrovia em 1983 e seguiu na carreira até 2001. Ele sempre sonhou em trabalhar na ferrovia e realizar esse desejo mudou sua vida. Hoje, cuidando do seu comércio em Matozinhos (na Região Metropolitana de Belo Horizonte), o ex-ferroviário conta que toda semana visita a antiga estação da cidade, onde relembra momentos felizes da sua trajetória profissional e reforça: “a ferrovia está no meu sangue”.

ENERGIA SOLAR
O Brasil é o 4º país no mundo que mais cresceu com projetos de energia solar no último ano, segundo pesquisa do Portal Solar. O País acrescentou em 2021 cerca de 5,7 gigawatts (GW) da fonte solar na geração própria de energia em residências e empresas e nos grandes empreendimentos conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O crescimento dos projetos de energia solar no Brasil, seja nos telhados ou nas usinas de grande porte, garantiu ao País a quarta colocação no ranking mundial das nações que mais acrescentaram a fonte fotovoltaica na matriz elétrica no último ano. De acordo com o levantamento, o ranking do crescimento da energia solar no último ano é liderado pela China, que injetou 52,9 GW, seguida pelos Estados Unidos, com acréscimo de 19,9 GW e Índia, com 10,3 GW adicionados. Isso mostra que o mercado de energia solar no Brasil tem se mostrado cada vez mais resiliente diante dos desafios impostos pela pandemia da covid-19 e mais recentemente pela guerra da Rússia na Ucrânia.

DESIGUALDADE NA INTERNET
A desigualdade de acesso à internet, a infraestrutura inadequada e a educação deficitária limitam dramaticamente as opções de futuro para o Brasil no contexto da transformação do mercado de trabalho. Embora investimentos em qualificação digital possam acrescentar US$ 6,5 trilhões ao PIB global até 2030 e criar 5,3 milhões de empregos, o abismo digital ameaça deixar o País para trás, sofrendo consequências como o aumento da informalidade no mercado de trabalho, redução da produtividade, atraso no desenvolvimento humano e profissional e redução no acesso a serviços públicos oferecidos cada vez mais por meios digitais. Esta é a conclusão do estudo O abismo digital no Brasil foi realizado pela PwC Brasil em parceria com o Instituto Locomotiva.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 7.482

NÚMEROS
A pesquisa revela que, embora 81% da população brasileira acima dos 10 anos tenham acesso à internet, somente 20% contam com uma conexão de qualidade. Além disso, 58% dos brasileiros acessam a internet exclusivamente via smartphone, o que limita ainda mais o uso de recursos digitais para informação, aprendizado e utilização de serviços. De acordo com o estudo, esse quadro limita drasticamente o acesso aos benefícios que a rede oferece, dificultando processos educacionais e, consequentemente, ameaçando fechar as portas do mercado de trabalho para grande parte da população.

PRIVAÇÃO ONLINE
O estudo apresenta um Índice de Privação Online, mostrando que a falta de qualidade no acesso à internet impacta principalmente as classes C, D e E e a população negra –uma parcela dos brasileiros que passa grande parte do mês sem conexão–, enquanto menos de um terço da população pode ser considerada plenamente conectada (sobretudo brancos das classes A e B). Entre as principais razões para a dificuldade de acesso à internet estão a baixa qualidade do sinal e o alto custo dos planos e dos equipamentos. A pesquisa demonstra ainda que a infraestrutura é deficitária em todo o País, mas que o problema é mais grave em regiões periféricas, já que, quanto menor a disponibilidade de infraestrutura (antenas), menor a velocidade de conexão.

EFEITOS NA EDUCAÇÃO
O estudo mostra um quadro preocupante no sistema educacional, anterior ainda ao processo de digitização. Os estudantes brasileiros têm um dos piores desempenhos do mundo em Matemática, leitura e interpretação de textos. Além disso, 87% dos brasileiros não falam um segundo idioma e apenas 9% dizem falar inglês. A pesquisa alerta que deficiências de interpretação de textos e raciocínio lógico dificultam a aquisição de conhecimentos e habilidades para explorar as oportunidades do ambiente online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here