SEMANA AGITADA!
A semana começou com intensas articulações para o 7 de setembro, passou pela avalanche do “calor do momento” das manifestações do Dia da Independência, teve duras declarações na chamada “quarta-feira de cinzas” e finalmente houve uma calmaria, mesmo que ainda momentânea na quinta-feira, sob intervenção do ex-presidente Michel Temer, conhecido articulador da esplanada dos ministérios. A sexta-feira foi dia de virada de mesa e retomada das pautas ditas nacionais. O presidente tenta não sair enfraquecido enquanto alguns apoiadores ficam entre: abandonar o barco e apoiá-lo incondicionalmente. E, se não ocorrer nada de muito auspicioso neste final de semana, na próxima semana tem mais. Aguardemos os próximos capítulos!

PAUTAS ESSENCIAIS
É uma lástima que pautas tão essenciais para a população brasileira tenham sido momentaneamente deixadas de lado por conta de desencontros de articuladores e mudança de foco daquilo que realmente aflige o povo. O brasileiro quer comida no prato e uma vida digna. Demanda por políticas econômicas que façam com que os preços dos alimentos, dos combustíveis, do gás de cozinha principalmente, e da conta de luz não o façam permanecer eternamente no vermelho. É preciso se conscientizar que, para além das disputas entre poderes, o poder de compra do povo mingua na sarjeta.

Leia também:   Daniel obtém vitória por unanimidade do TJES contra lei municipal de iniciativa da Câmara que aumentou seu salário

DOMINGO
Na outra mão da corda, partidos de centro e outras organizações sociais afirmam que participarão das manifestações que estão sendo convocadas para amanhã, dia 12. Espera-se que as pautas atendam aos anseios do povo e que não haja nenhum ato violento. Há comentaristas políticos temendo que possam acontecer repressões mais pesadas de algumas forças de segurança. Fiquemos na torcida para que tudo ocorra em paz.

DANIEL
Após se articular com várias legendas, o prefeito Daniel Santana ainda não se decidiu em qual partido se filiará. Ele se desfiliou do PSDB, no qual foi reeleito, e já recebeu convites de pelo menos cinco partidos. Há inclusive, quem diga que ele poderá se filiar ao Cidadania, partido do vice-prefeito Ailton Caffeu e do deputado federal Da Vitória. Inclusive, o coordenador da bancada federal capixaba em Brasília tem visitado com frequência a região.

GOVERNADORES
O norte do Estado foi representado no comando do Palácio Anchieta pela última vez na década de 50, quando Jones dos Santos Neves, nascido em São Mateus em 29 de dezembro de 1901, foi o governador, no período de 31 de janeiro de 1951 a 31 de janeiro de 1955, no período conhecido como Quarta República Brasileira (1945-1964). No período da nova república, após o regime militar (1964-1985), o Espírito Santo foi governado por políticos de Castelo (Gerson Camata e Renato Casagrande), de Vila Velha (Albuíno Azeredo e Max Mauro), Vitória (José Inácio e Vitor Buaiz), Guaçuí (Paulo Hartung), além de Alegre (José Moraes, vice-governador na chapa de Gerson Camata e que assumiu o governo em 1986 quando o titular renunciou para concorrer ao Senado).

Leia também:   Daniel obtém vitória por unanimidade do TJES contra lei municipal de iniciativa da Câmara que aumentou seu salário

TERCEIRA VIA
Quem se colocou como opção para a chamada terceira via na disputada nacional recentemente foi o senador Alessandro Vieira, do partido Cidadania, o mesmo do deputado federal Da Vitória. Senador pelo Estado do Sergipe, o menor em área territorial do Brasil, Alessandro Vieira tem se destacado na atuação na CPI da Pandemia. Junto com o senador capixaba Fabiano Contarato, são os delegados da Comissão, literalmente. Ambos são oriundos da Polícia Civil dos respectivos estados. “Não sou representado pela permanência de Bolsonaro no poder ou pelo retorno de Lula. Sei que milhões de brasileiros têm o mesmo sentimento” – disse o senador que é o líder do partido no Senado Federal.

PIMENTA-DO-REINO
Com a presença do secretário estadual da Agricultura, Paulo Folleto, o prefeito Daniel Santana lançou ontem, na Região dos Quilômetros, o concurso de qualidade da pimenta-do-reino. Durante o lançamento, o mandatário municipal afirmou que o objetivo do concurso é valorizar a produção mateense, a maior do Espírito Santo, ao mesmo tempo em que imprime qualidade ao produto, valorizando a pimenta-do-reino nos principais mercados compradores do mundo.

Leia também:   Daniel obtém vitória por unanimidade do TJES contra lei municipal de iniciativa da Câmara que aumentou seu salário

EXPORTAÇÃO
Durante a sessão itinerante da Câmara de São Mateus em Nestor Gomes, realizada no final de agosto, o secretário municipal de Agricultura José Carlos Cosme fez um alerta para o risco de grande queda nas exportações e prejuízos para os pipericultores. O alerta vem após o Ministério da Agricultura anunciar uma portaria, com validade a partir de outubro, com regras para a exportação do produto para a Europa. Produtores, exportadores e lideranças ainda buscam uma solução para evitar possíveis restrições e, consequentemente, perdas econômicas para o setor.

Foto de destaque: Secom-PMSM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here