ESPORTISTAS

São Mateus tem nesta eleição pelo menos três jogadores profissionais de futebol como candidatos a vereador. Todos com passagens pela Associação Atlética São Mateus. São eles: Marcelo Cabeção, atacante e artilheiro do Campeonato Capixaba; Cássio Mendes, zagueiro e treinador, que também foi subsecretário de Juventude do Município; e Marquinhos Pedra D’Água, zagueiro dos bons.

 

REELEIÇÃO NÃO

Também em São Mateus, três vereadores da atual legislatura decidiram não disputar a reeleição. O policial militar da reserva Aquiles Moreira, o vice-presidente da Câmara Carlos Alberto e um dos atuais representantes da Região dos Quilômetros Paulo Chagas.

 

PEDRO CANÁRIO

Chama a atenção em Pedro Canário a coligação do candidato à reeleição, prefeito Bruno Araújo, que tem como candidato a vice-prefeito o produtor rural Kleison Rezende. A chapa reúne partidos da direita, centrão e esquerda. A coligação tem em sua composição PSL, PSC, PMN, PTB, Cidadania, Republicanos, Patriota, Solidariedade, PSB, PSDB, PDT, PTC, PP e PSD, tudo junto e misturado. Já o candidato Dominguinhos foi mais econômico, escolheu como vice o médico Dr. Lauro, com a coligação DEM e PV.

 

CHICÃO

Recém-conduzido ao cargo de prefeito após um ano afastado, o prefeito Chicão, candidato à reeleição, nesta semana testou positivo para coronavírus. Além dele, a esposa Alice Machado Vervloet também foi positivada. Um assessor de Chicão disse que o casal permanece de quarentena em casa, obedecendo todos os protocolos sanitários. Ele disse ainda que ambos passam bem. Melhoras!

 

CONCEIÇÃO DA BARRA

O município de Conceição da Barra, com seis candidatos a prefeito, poderá ter o número de concorrentes afunilado no decorrer da eleição. É que a situação do atual prefeito Chicão segue indefinida na Justiça Eleitoral, podendo ele ser impedido de disputar a reeleição. A interpretação que comentaristas políticos fazem é que o ministro Alexandre de Moraes, ao decidir pela recondução dele ao cargo, não afastou a condenação que o levou à cassação, o que inflige ainda na perda dos direitos políticos. Há também comentários de que as candidaturas de Manoel Pé de Boi e de Toninho Lopes não vingarão.

Leia também:   Reunião define reintegração de posse de fazenda em São Mateus para o dia 30

 

RAZÕES DE IMPUGNAÇÃO

Nos bastidores o que se diz é que a candidatura de Manoel Pé de Boi poderia ser contestada em razão de ele não ter prestado contas ao TRE-ES de sua última campanha eleitoral. Já o candidato Toninho Lopes poderia ser contestado em razão de contratos de empresas dele teriam com o Município de Conceição da Barra no corrente ano. A Lei de Inelegibilidades proíbe que fornecedores da Prefeitura disputem a eleição municipal no mesmo ano em que fornece produtos ou serviços. Há algum tempo atrás, em Jaguaré, o então candidato Flor Klipel foi eleito, mas acabou caçado pela Justiça Eleitoral porque o supermercado dele era fornecedor da Prefeitura. É aguardar para ver se os adversários confirmarão os pedidos na Justiça Eleitoral para que as chapas não sejam registradas.

 

VOLTA ÀS AULAS

A discussão em voga é sobre o retorno ou não das aulas presenciais. São Mateus, e outros municípios capixabas, atendendo ao apelo dos pais, já bateu o martelo: sem chance de retorno de alunos para as escolas municipais em 2020. Algumas particulares, como é o caso da Escola Santa Clara, também decidiram não retomar as aulas presenciais. O Governo do Estado, além de autorizar o retorno, anunciou que as escolas estaduais retomarão as atividades presenciais a partir do dia 13. Mas deixou claro que os pais terão a opção de não enviar os filhos para a escola, permanecendo com os estudos de forma virtual. O que conta é o bom-senso de cada pai, estudante, governante ou empresário. O certo é que o ano letivo está chegando ao fim. A pergunta que fica é: será que vale o risco?

Leia também:   Homem é espancado em Braço do Rio

 

COVID-19

Com uma flexibilização maior da atividade econômica em São Mateus, que mantém a classificação de risco baixo, os bares e restaurantes estão aos poucos retomando o movimento, principalmente os localizados no balneário de Guriri. Mas é preciso ficar atento aos cuidados, usar máscara e álcool 70%. Alguns empresários da Ilha comentam que este controle é fundamental para garantir que o Município não tenha um segundo pico de contaminação e possa receber o tão esperado movimento no final de ano e ao longo do Verão. É preciso, mais do que nunca, bom senso, tanto de comerciantes quanto de clientes.

 

MICRO E PEQUENA EMPRESA

A Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, com apoio do Sebrae, realiza na segunda-feira (5), às 10h, um evento online em comemoração ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. O encontro, entre outros temas, tratará de questões como o Pronampe, o impacto da Reforma Tributária nos pequenos negócios e a importância da micro e pequena empresa para a retomada da economia do País frente à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. O Sebrae promove, também como parte dessa celebração, o seminário sobre Horizonte pós-pandemia para os pequenos negócios.

 

IBAMA E ICMBIO

O Governo Federal anunciou ontem que avalia fundir o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A intenção é criar um grupo de trabalho para avaliar a viabilidade da medida. De acordo com a mensagem do Governo Federal, o grupo tem o objetivo de “realizar os estudos e análises de potenciais sinergias e ganhos de eficiência administrativa”. De acordo com informações do site do ICMBio, o Ibama foi criado em 1989 e era o único órgão federal responsável pela execução da política ambiental, gerenciando ações de fiscalização, controle, licenciamento, monitoramento, educação ambiental, emissão de autorizações para diversos fins, gestão de unidades de conservação e dos centros especializados. Após a criação do ICMBio em 2007, o Ibama transferiu para o outro órgão as atribuições ligadas à gestão das unidades, educação ambiental e a maioria dos centros especializados.

Leia também:   PM apreende crack, maconha e dinheiro em Pedro Canário

 

TE DOU A METADE!

Um causo vindo das Minas Gerais narra que um certo prefeito, candidato à reeleição, muito popular, padrinho de todos, pai dos pobres, resolvia quase todos os problemas sociais da cidade. Pessoas humildes o procuravam para tudo. Desde pagar as contas de água e luz, até para comprar remédios e gás de cozinha. E ele, auspicioso, estava sempre de prontidão. Certa vez apareceu em seu gabinete um senhor pedindo dinheiro para comprar remédios para a filha adoecida. O comovido prefeito, atento aos prantos de seu interlocutor, enfiou a mão na gaveta da mesa, tirou metade do dinheiro, que pertencia a Prefeitura, e bravejou: “Te dou a metade porque tenho coração e preciso ajudar muita gente. Agora vá lá, peça ao candidato da oposição a outra metade!” Resolvido o problema e mais um voto no embornal!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here