Tempo ameno, calorão, entrada de frente fria e mais calor. É o que prevê a Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para esta semana no Espírito Santo.

De acordo com o Incaper, nesta terça-feira (16), a presença da umidade transportada pelos ventos costeiros provoca chuvas na madrugada, manhã e voltando à noite entre a Grande Vitória e a Microrregião Nordeste, região de São Mateus. “Ao longo do dia, previsão de chuva esparsa no leste da região Serrana e nas demais áreas do norte capixaba. Poucas nuvens e calor nas demais áreas do Espírito Santo, sem expectativa de chuva. A força dos ventos diminui no trecho litorâneo”.

Em São Mateus, as temperaturas ficam entre mínima de 24ºC e máxima de 32ºC, permanecendo dessa forma também na quarta-feira, que tem previsão de chuva na madrugada e manhã no Norte do Estado, com tendência de tempo aberto nos demais horários. “Poucas nuvens e calor nas demais áreas do Estado, sem expectativa de chuva. O vento sopra com até moderada intensidade pelo litoral sul”.

Já na quinta-feira, previsão é Sol e calor em todo o Espírito Santo a partir do final da manhã. “A partir da tarde, áreas de instabilidade associadas à aproximação de uma frente fria provocam pancadas de chuva na região Sul e parte da região Serrana. À noite, as tempestades avançam pelas demais áreas da região Serrana, no trecho sul da região Noroeste e na Grande Vitória. As nuvens aumentam nas demais regiões do Espírito Santo, sem chance de chuva. A força dos ventos aumenta, podendo soprar com até moderada intensidade entre o litoral sul e o metropolitano”.

As temperaturas sobem um pouco, com previsão de mínima de 23ºC e máxima de 34ºC.

No final de semana, iniciando na sexta-feira, o tempo fica instável no Espírito Santo devido à passagem de uma frente fria pelo litoral. “Previsão de chuva ao longo do dia em todas as regiões. As temperaturas máximas sofrem queda acentuada em todo o Estado. Os ventos sopram com moderada intensidade, podendo ocorrer algumas rajadas em trechos do território capixaba”.

Mas o Sol deve volta a aparecer com mais força no sábado por causa da atuação de um sistema de alta pressão que dificulta a formação de nuvens. Não chove e a força dos ventos diminui no trecho litorâneo.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here