O desempenho do campus de São Mateus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 foi destaque municipal, estadual e nacional. O diretor do Instituto, Eros Spalla, atribui as excelentes classificações aos esforços coletivos consolidados ao longo dos anos.

Ele destaca que o Ifes alcançou, em São Mateus, o primeiro lugar no Enem 2023 entre todas as instituições de ensino, públicas e privadas, do Município. Já em nível estadual, o campus ficou em 11º lugar entre todas as escolas, públicas e privadas, do Espírito Santo. Também garantiu a 4º colocação entre todos os campi de institutos federais do País.

“Essas classificações representam a consolidação do trabalho desenvolvido ao longo dos anos pelos professores, técnicos administrativos, terceirizados, juntos à dedicação de nossos estudantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio” – afirma Eros.

 

Diretor do Ifes em São Mateus, Eros Spalla atribui as excelentes classificações no Enem 2023 aos esforços coletivos consolidados ao longo dos anos.
Foto: Divulgação

 

“O Ifes proporciona aos estudantes uma formação integrada e diversa, com disciplinas da área técnica e do núcleo comum, trabalhadas junto a projetos de ensino, pesquisa e extensão, bem como corpo técnico altamente qualificado” – reforça.

 

ENEM 2024

O Ministério da Educação prorrogou em uma semana o período de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os estudantes interessados têm até esta sexta-feira (14) para realizar as inscrições, assim como solicitar atendimento especializado e tratamento por nome social. O pagamento da taxa de inscrição segue até 19 de junho. Já as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Leia também:   Inverno começa nesta quinta e já derruba as temperaturas em São Mateus

“Com essa decisão, nós queremos ampliar ainda mais as oportunidades para que os jovens façam o Enem, que é a porta de entrada para a graduação”, anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana.

 

 

Aprendizagem de forma prática

 

Estudante do campus do Ifes de São Mateus até 2023, Aline Caires Nascimento, de 20 anos, fez o curso técnico em Mecânica integrado com o ensino médio. Ela afirma que, ao ingressar no Instituto, aprendeu de forma prática a estudar. “Lá [no Ifes] eles colocam tudo de uma forma prática para o aluno aprender de que forma se estuda. Temos que criar uma rotina e o Ifes é como se fosse a nossa segunda casa porque a gente passa a maioria do tempo lá. Não é uma coisa cansativa, é prazerosa porque é um ambiente acolhedor, com área para descanso e lazer, do espaço físico da escola aos professores” – frisa.

Aline salienta que, em especial no último ano de curso, a demanda de estudos aumenta. É o momento em que os alunos estão fechando o curso técnico com o ensino médio e se preparando para o Enem. “A maioria dos professores tem a delicadeza para ensinar, empatia com os estudantes que estão com muita coisa para estudar, além de explicar obviamente as matérias muito bem e as provas serem bem iguais ao que os professores ensinaram. A parte pedagógica no Ifes também tem toda flexibilidade, os alunos têm apoio” – enfatiza.

Leia também:   Servidores encerram movimento grevista no Ifes de São Mateus
Estudante do campus de São Mateus até 2023, Aline Caires Nascimento afirma que, ao ingressar no Instituto, aprendeu de forma prática a estudar.
Foto: Divulgação

Para os que se preparam para fazer o Enem neste ano, a dica da estudante, que vai ingressar no curso de Psicologia na Ufes, em Vitória, no segundo semestre, é que os alunos mantenham a calma.

“Parece clichê, mas a dica é manter a calma. O nervosismo pode dar um branco na mente e fazer esquecer coisas simples. O que me ajudou bastante na minha nota do Enem foi a redação. Encare a redação como se fosse uma receita de bolo, sem precisar se preocupar muito com o tempo, obviamente que tem o tempo, mas siga como numa receita” – frisa.

“O Ifes me ajudou muito porque no último ano fazíamos redação a cada semana. Treinem redação e exatas e fiquem ligados na atualidade, com o que está acontecendo no mundo. Se a pessoa estiver antenada no que está acontecendo, facilita muito” – reforça.

 

“Não deixar para a última hora”

 

O mateense Felipe Oliveira Pires, 19 anos, também estudou no Ifes até 2023. Ele destaca que o Instituto o auxiliou na independência e responsabilidade com os estudos. “O Ifes, no geral, não só em relação ao Enem, me ajudou muito na independência, no quesito de estudar” – afirma.

Leia também:   Vereador Isael Aguilar destaca importância econômica de festa para a região de Nova Lima

Ele detalha que percebeu uma diferença “avassaladora” da escola em que estudava anteriormente para o Ifes, “por ter uma liberdade maior no Instituto, mas também temos as responsabilidades”. Segundo Felipe, no Ifes não há aquela cobrança comum como em outras escolas. “Se os alunos começam a deixar para última hora, não vai ter outra pessoa para cobrar e ele que vai ter que fazer e dar o seu melhor para conseguir passar nas matérias. Isso me ajudou muito a estudar para o Enem porque eu tive uma perspectiva diferente de estudo do que eu tinha antes de entrar no Ifes, de mais compromisso e responsabilidades” – explica.

Também aluno do campus de São Mateus até 2023, Felipe Oliveira Pires detalha que percebeu uma diferença “avassaladora” da escola em que estudava anteriormente para o Ifes.
Foto: Divulgação

Felipe detalha que está cursando Arquitetura e Urbanismo, em Viçosa (MG), e a princípio pretende se formar e montar um escritório próprio ou fazer uma especialização para se tornar professor. “Mas pretendo seguir na carreira como arquiteto”.

Em relação ao Enem, a dica de ouro de Felipe é não deixar para última hora e procurar ajuda. “Tem muitos recursos, não só dentro do campus, mas em todo lugar, como na internet, professor particular, no próprio Ifes tem muita gente que tem recomendação. Então, é seguir em frente e não deixar para a última hora procurando meios para melhorar os estudos” – pontua.

Foto do destaque: Altis/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here