O Inverno no Hemisfério Sul começa oficialmente às 17h51 desta quinta-feira (20), quando ocorre o solstício de Inverno, que é o momento em que o Sol se alinha em uma posição mais ao norte no céu resultando no dia mais curto e na noite mais longa do ano no sul. As explicações são do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

E de acordo com a previsão do Instituto, nesta quinta-feira, há previsão de chuva fraca pela manhã, com tendência de tempo aberto nos demais períodos. No entanto, neste período de Inverno, as temperaturas devem atingir mínimas entre 15ºC e 17ºC em São Mateus, o que para os padrões da região é considerado frio. Nesta semana, os termômetros marcaram médias de temperaturas mínimas em torno de 20ºC.

No da manhã de ontem, último dia de Outono, a neblina tomou conta na área central de São Mateus, deixando a paisagem em clima de Inverno nos arredores do monumento Igreja Velha.
Foto: Wellington Prado/TC Digital

A estação dura três meses e vai até o dia 22 de setembro de 2024, quando ocorre o equinócio da Primavera, que é quando o Sol está alinhado à linha do Equador, resultando em dias e noites com a mesma duração.

Leia também:   INFORME TC - Por Claudio Caterinque • Edição n° 7.535

 

ESPÍRITO SANTO

Segundo o prognóstico do Incaper para o trimestre de julho, agosto e setembro, o Inverno no Espírito Santo é marcado por ser a estação mais seca e fria do ano, com predominância de frentes frias e massas de ar polar que reduzem as temperaturas.

O Instituto detalha que as inversões térmicas e nevoeiros são comuns, especialmente durante a noite e início da manhã, devido à alta umidade e resfriamento da superfície. “Durante as tardes, especialmente longe do litoral, a umidade relativa pode cair a níveis críticos –abaixo dos 30%– prejudicando a saúde e aumentando o risco de incêndios” – afirma.

De acordo com o Incaper, a precipitação média durante o Inverno é baixa, com menos de 100mm no oeste e entre 150mm e 200mm no leste do Estado. “As temperaturas máximas médias variam entre 23ºC e 25°C na Região Serrana e 27ºC e 28°C nas outras regiões, enquanto as mínimas médias variam entre 10ºC e 12°C na Região Serrana e entre 15ºC e 17°C nas demais regiões”, detalha.

Ainda segundo o Incaper, as previsões para o Inverno de 2024 indicam chuvas abaixo da média no Espírito Santo, com uma maior probabilidade de ocorrência no centro-sul do Estado e temperaturas acima do normal.

Leia também:   Governador Casagrande participa de evento sobre financiamento climático a Estados

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here