O Hospital Estadual Roberto Silvares desmobilizou mais três leitos de enfermaria reservados para casos de coid-19 nesta quinta-feira. Após a desmobilização de 90 para 60 leitos, ocorrida na quarta-feira, desta vez, a quantidade apresentada no Painel de Ocupação de Leitos do Espírito Santo era de 57 leitos de enfermaria.

A taxa de ocupação de leitos de enfermaria estava, às 11h27 desta quinta-feira (20), em 52,63%, com 30 pacientes internados. Em UTI, a taxa chegava a 100%, com todos os 30 leitos ocupados. No geral, a taxa de ocupação na unidade era de 68,97%.

O Estado teve uma redução de 1.028 para 983 leitos de UTI exclusivos para casos de covid-19, sendo que a ocupação estava às 15h09 em 78,23%, com 769 leitos com pacientes. Em enfermaria, a redução foi de 981 para 831, sendo que 483 estavam ocupados, o que representa 58,12% de ocupação. A taxa geral era de 69,02%.

 

Alteração de acordo com o comportamento da pandemia

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) ressalta que “uma das estratégias adotadas no Estado para o enfrentamento da pandemia continua sendo a expansão de leitos”. No entanto, afirma que de acordo com o comportamento da pandemia, levando em consideração a diminuição da taxa de ocupação da rede hospitalar de maneira sustentada, leitos específicos para pacientes Covid podem ser migrados para outros perfis clínicos.

Leia também:   PRF apreende cinco quilos de fios de cobre no ES

“É importante ressaltar que a migração de leitos para atendimento de outras especialidades médicas tem ocorrido desde o final do ano passado de acordo com a disponibilidade de leitos. Com a identificação de aumento na taxa de ocupação, os leitos voltam a ser disponibilizados para pacientes Covid” – salienta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here