O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS) não estava com pacientes internados com covid-19, nem em UTI e nem em enfermaria, nesta terça-feira (22). “É a primeira vez que isso acontece depois de maio de 2020, então é um dado maravilhoso”, comemora o secretário municipal de Saúde, Henrique Follador.

Com esse registro, o Governo do Estado desmobilizou os leitos do HRAS que estavam reservados para o tratamento da doença. “Leito existe caso precisa mobilizar, mas não precisa ter leitos reservados para covid-19 porque não tem pacientes, nem aqui e nem na região. É um dado satisfatório demais” – destaca Follador.

O secretário municipal salienta que a Secretaria Estadual de Saúde consegue mobilizar leitos na unidade de forma rápida em caso de necessidade. “A mobilização pelo Estado é feita de forma dinâmica, porque agora estrutura tem, já tem toda a estrutura para mobilizar e desmobilizar rapidamente” – enfatiza.

Para Henrique Follador, o registro de nenhum paciente internado com covid-19 é resultado da vacinação, controle epidemiológico e orientação à população. “A vacina já demonstrou que reduz os casos graves drasticamente”, afirma.

Leia também:   Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade

O secretário frisa que o Município segue firme no enfrentamento da pandemia e segue querendo avançar na vacinação do público infantil e já iniciou a aplicação da quarta dose para idosos de 60 anos acima.

Desmobilização no ES

A Reportagem entrou em contato com as Secretaria Estadual da Saúde para se manifestar sobre a ocupação de leitos do Hospital Roberto Silvares, mas não enviou resposta até o fechamento da matéria.

Conforme os dados do Painel de Ocupação de Leitos do Govenro do Estado, o Espírito santo desmobilizou de segunda para terça-feira a quantidade de 20 leitos de UTI e 6 leitos de enfermaria. O Estado estava com 177 leitos de UTI e 97 de enfermaria reservados para tratamento da doença.

A taxa de ocupação geral de leitos covid estava às 17h14 em 33,58%, sendo 36,16% em UTI e 28,87% em enfermaria.

Confira os dados da pandemia em São Mateus e no Espírito Santo:

 

foto de destaque: Fotos: Giovani Pagotto/Governo-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here