O Município de São Mateus apresenta redução de 17,24% nos homicídios dolosos de janeiro a setembro de 2023 em relação ao mesmo período em 2022. Os dados foram disponibilizados nesta segunda-feira (23) pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (Sesp).

Nos nove primeiros meses do ano passado, a Sesp registrou 29 homicídios dolosos em São Mateus. Neste ano, no mesmo período, foram 24 assassinatos, ou seja, cinco a menos.

Após cinco meses seguidos de redução de homicídio em relação aos mesmos períodos no ano passado, em setembro houve aumento. Em 2022 foram quatro e em 2023, cinco registros.

De acordo com a Sesp, dos cinco homicídios dolosos em São Mateus registrados em setembro, três aconteceram na zona rural –nos dias 6, 8 e 19– e dois no Bairro Park Washington, durante um tiroteio na festa da cidade.

Ainda como resultado deste tiroteio, um terceiro envolvido, apontando pela Polícia Militar como sendo um dos atiradores, morreu no dia seguinte no Hospital Roberto Silvares, sendo o caso registrado a princípio como tentativa de homicídio. As cinco vítimas fatais do mês de setembro deste ano eram do sexo masculino.

Leia também:   Homem é morto a tiros na zona rural de Linhares

Com isso, neste ano os meses de março e setembro foram os que ocorreram mais homicídios, com cinco registro cada. Em 2022, o mês mais violento foi outubro, com seis homicídios.

Em todo o ano passado, de janeiro a dezembro, São Mateus registrou 42 homicídios dolosos, número menor que em 2021, quando foram 46 mortes violentas. Seguindo os números de redução nos últimos três meses, a tendência é que este ano tenha uma nova redução na quantidade de assassinatos no Município.

 

Foto: Wellington Prado/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here