A drenagem da água acumulada em toda área urbana de Guriri vai ganhar um reforço de mais 4 bombas de sucção de alta capacidade, de 200m³ por hora, conforme relata a Secretaria Municipal de Comunicação. Os equipamentos, que serão locados, vão se juntar às outras seis bombas já em funcionamento.

O bombeamento da água acumulada das ruas do balneário para os canais, executado nos lados Norte e Sul da Ilha, está utilizando duas bombas na área central, uma dragobomba na 12ª Avenida e três bombas elétricas em três outros pontos.

Também estão sendo usadas retroescavadeiras para desassorear os canais, e apesar do terreno estar completamente saturado, os resultados já começam a ser percebidos, de acordo com o tenente-coronel dos Bombeiros, Wagner Borges, que coordena o Comitê de Crise junto com o prefeito Daniel Santana.

“Os efeitos das várias ações conjuntas, realizadas pela Prefeitura e o Governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual, com o apoio da iniciativa privada, já começam a ser notados e a nossa meta é de que já no dia 1º de janeiro as áreas urbanas de Guriri tenham diminuído bastante os alagamentos. Claro, se o tempo continuar colaborando como hoje” – acrescenta, na nota encaminhada pela Secom.

Leia também:   Docentes da Ufes mantêm greve e buscam apoio popular em São Mateus

RECURSOS PARA RECONSTRUIR O MUNICÍPIO

Para a locação das bombas e todas as demais providências para reconstruir o Município, o Comitê de Crise está concluindo um relatório com planilhas detalhadas das demandas e custos dos investimentos necessários.

“Uma vez concluído, o documento será encaminhado ao Governo do Estado, de onde sairá a maior parte dos recursos para esta finalidade. Pelo Governo Estadual, o governador Renato Casagrande, que esteve em São Mateus há cerca de uma semana, garantiu que fará todo o possível para que a ajuda chegue rapidamente, seja através da Defesa Civil, da Sedurb ou, na forma de serviços, pelo DER” – sustenta a Secom.

O prefeito Daniel Santana exaltou a parceria. “O Governo do Estado é um parceiro de todas as horas, sozinhos a gente não conseguiria dar conta. Só o que podemos dizer é obrigado, Governador!” – destaca.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here