O Governo do Estado decretou três dias de luto no Espírito Santo pelo falecimento de Dom Luiz Mancilha Vilela, arcebispo emérito de Vitória, ocorrido no início da tarde desta terça-feira.

O velório de Dom Luiz começa na Catedral de Vitória nesta quarta-feira (24), das 9h às 21 horas. A primeira missa de corpo presente será às 10 horas e as demais serão 12h, 14h, 16h, 18h e 20h. Na quinta (25) acontecerão missas às 6h, 8h e às 10h, sendo essa a missa exequial presidida pelo Arcebispo Dom Frei Dario Campos. Em seguida será o sepultamento na cripta da Igreja Mãe a Catedral.

“Dom Luiz foi uma grande liderança. Deixa um grande legado para a história do Espírito Santo. Estamos decretando luto oficial de 3 dias em homenagem à sua vida e por tudo que fez por nosso Estado” – disse o governador Renato Casagrande.

O governador concluiu a fala com um trecho bíblico: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem”. (João 10: 27)

Leia também:   Homem é morto a tiros na zona rural de Linhares

CNBB

Ainda nesta tarde, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou em nota que recebeu com pesar a notícia do falecimento de Dom Luiz Mancilha Vilela.

“A Conferência se une ao arcebispo da arquidiocese de Vitória, Dom Dário Campos, aos familiares e também à Congregação dos Sagrados Corações (SSCC) para agradecer a Deus a imensa riqueza de dons oferecida à Igreja pela vida e testemunho de dom Luiz Mancilha” – reforça a nota, assinada pelo presidente Dom Walmor Oliveira de Azevedo, pelo primeiro vice-presidente Dom Jaime Spengler, pelo segundo vice-presidente Dom Mário Antônio da Silva e secretário-geral Dom Joel Portella Amado.

A CNBB externa a gratidão a Dom Luiz pelos serviços prestados às igrejas particulares de Cachoeiro de Itapemirim, onde já exerceu episcopado, e de Vitória, ao então regional Leste 2 da CNBB e à Igreja do Brasil por meio de sua atuação na “dimensão missionária” e na participação do Conselho Episcopal Pastoral da CNBB.

Morte de Dom Luiz

Dom Luiz Mancilha Vilela faleceu no início da tarde desta terça-feira (23), aos 80 anos.

Leia também:   PRF resgata criança de 2 anos em condições de vulnerabilidade às margens de rodovia no ES

Dom Luiz que era diabético teve complicações hepáticas que o levaram à internação hospitalar, onde permaneceu desde 9 de julho.

Nascido em 1942 em Pouso Alto, dom Luiz era religioso da Congregação Sagrados Corações. Foi nomeado bispo em 1986 para a diocese de Cachoeiro de Itapemirim, onde permaneceu até 2002 quando foi nomeado arcebispo para a Arquidiocese de Vitória. Tornou-se emérito em novembro de 2018 e permaneceu residindo na Arquidiocese de Vitória, exercendo algumas atividades religiosas.

“Agradecemos a Deus vida de entrega de dom Luiz à Igreja e por todos os anos dedicados à evangelização e ao pastoreio. Rezamos e convidamos todos a rezarem para que Deus o acolha em seu Reino. Aos familiares, parentes e amigos, particularmente aqueles que acompanharam dom Luiz durante a internação, dom Dario Campos, arcebispo de Vitória, dom Andherson Franklin, bispo auxiliar e os fiéis de toda a Arquidiocese unem-se em oração e rezam por cada um neste momento de dor. Somos gratos, dom Luiz, por sua entrega” – manifesta a Arquidiocese.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here