Começa neste sábado (13) e prossegue até o dia 20, a 19ª edição do Festival Forró de Itaúnas (Fenfit), realizado pelo Bar Forró, na Vila de Itaúnas. E neste ano, uma das novidades é a realização do 1º Fórum de Forró de Raiz do Espírito Santo, nos dias 17 e 18, com a participação de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Com isso, o Forró de Itaúnas reforça a luta dos forrozeiros para que o forró pé-de-serra obtenha o registro das Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil, até meados de 2020. De acordo com o assessor do Fenfit, Hudson Lyra, o pedido foi feito pela Associação Cultural Balaio do Nordeste, da Paraíba, ao Iphan.

Hudson ressalta que Itaúnas é a capital do forró no Sudeste, atraindo milhares de adeptos, e de pessoas que desejam se familiarizar com a dança, todos os anos. Ele destaca que o Bar Forró mantém essa tradição.

ESTRUTURA
Segundo Hudson, a estrutura de som, iluminação e palco é a mesma há 30 anos e tem o objetivo de manter a originalidade do local, “reconhecido nacionalmente”.

PROGRAMAÇÃO DE PESO
Além da competição entre as bandas, que começa no domingo (14), o Fenfit traz shows de artistas consagrados, como Lenine, na abertura do Festival, neste sábado, Mestrinho e Chico César, Trio Dona Zefa e Genival Lacerda, além de Tato Falamansa e Mariana Aydar.

Conceição da Barra–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here