A festa que comemora a imigração italiana em Nova Venécia chega à quarta edição em 2022 com muitas novidades. De acordo com a assessoria da organização do evento, a Cappitella –junção das palavras capeletti e tagliatella– contará com quatro dias de festa, com o primeiro dia destinado ao Enchefs, programação que traz chefs em destaque do Estado, como Juarez Campos e Danilo do Amaral. A festa tem início nesta quinta-feira (25) e prossegue até domingo (28).

“O desfile do Carretino, que é o cortejo cultural, vai levar para as ruas da cidade, cerca de 40 famílias, que vão distribuir mais de 100 kg de polenta, queijo, torresmo e tripinha. Vai ter também capelete, linguiça, mini-pizza e muitas outras opções que remetem a chegada dos italianos ao Brasil, tudo distribuído no percurso do desfile” – destaca a organização da festa afirmando que os alimentos serão distribuídos gratuitamente para o público.

“Um outro ponto alto é o barchettino, que é o desfile de barcos, pelo Rio Cricaré, localizado ao lado da concentração do evento. Vale lembrar que, todos os dias, a Cappitella conta com apresentações culturais, festival gastronômico, e a missa, que será realizada toda em italiano, no domingo (28), às 7h30. A festa é promovida pela Associação da Festa da Cappitella (Afecapi), com concentração na Praça Adélio Lubiana, no centro” – frisa.

Leia também:   Adolescente é encontrado com ferimentos na face e encaminhado ao Hospital em Nova Venécia

 

COMIDA AO VIVO

Ao todo, seis cozinheiros profissionais vão preparar os pratos ao vivo durante a festa. A organização destaca aula show dos chefs Danilo Amaral, Juarez Campos, Ariela Brasil, Francisco Pinheiro, Cirlei Benincá e Monica Rangel.

A Associação da Festa da Capitella destaca que, para comemorar os 134 anos de imigração italiana em Nova Venécia, 54 famílias e entidades já cadastradas vão levar para as ruas da cidade 2,6 mil integrantes.
Foto: Afecapi/Divulgação

“Por ali, nos fogões disponibilizados para o preparo, vai ter taiadela com carne-de-sol, com creme de abóbora e requeijão, linguiça de camarão, feijão verde e limão siciliano e até torrones, um doce típico do norte da Itália. Após o preparo, a platéia vai poder experimentar os pratos” – afirma a organização.

NÚMEROS

A Afecapi destaca ainda que, para comemorar os 134 anos de imigração italiana em Nova Venécia, 54 famílias e entidades já cadastradas vão levar para as ruas da cidade 2,6 mil integrantes.

De acordo com a organização, o numero pode triplicar no momento do cortejo cultural, como ocorreu em outras edições. Ainda, a organização da festa ressalta que, cerca de 70 mil pessoas devem circular pela área de festa nos quatro dias de evento.

 

Leia também:   Poeta mateense versa sobre memórias e transforma histórias de vidas em poesia

Foto do destaque: Afecapi/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here