A tradicional Festa de São Benedito já começou, com a celebração da novena, que envolve padres de outros municípios. A programação completa inclui missas no dia do Padroeiro, procissão e atrações culturais. Coordenador da Comunidade São Benedito, Bartolomeu Vicente dos Santos, o Bartô, afirma que o movimento nas liturgias da novena é satisfatório. O tema da festa deste ano é Esperamos e acolhemos Jesus.

De acordo com Bartô, a novena começou terça-feira (18), com missa presidida pelo padre Aldir Lóss, pároco de Águia Branca. O primeiro dia teve um clima especial para o coordenador, que se casou com Silvana dos Santos Vicente. Domingo (23), haverá apresentações culturais organizadas pela Secretaria de Cultura. Nos dias 24 e 25, a novena será interrompida para as celebrações do Natal, na Catedral.

No dia 26, véspera da festa, acontece o ritual de Fincada do Mastro pelo Jongo de São Benedito, às 18h30. Após a missa, que será presidida pelo padre Fabiano Marchesini, pároco de Braço do Rio, haverá apresentação do Reis de Bois de Cimar do Mariricu.

No dia 27, Dia de São Benedito, haverá três missas: a primeira às 7h, presidida pelo padre Vagner Carini, pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Em seguida será servido um café da manhã para todo o povo. Às 10h, a missa será presidida pelo padre Edivaldo Klipel, pároco de São Mateus, seguida de apresentações culturais.

A missa solene, seguida da concorrida procissão, acontecerá às 17h, presidida pelo bispo Dom Paulo Dal’Bó. Após a procissão acontecerá sorteio de prêmios: um kit de churrasco e R$ 1.300. Para concorrer o devoto deve adquirir uma cartela por R$ 5. Em todos os dias de festa, o coordenador Bartô disse que há comercialização de lanches.

No período da festa, a centenária Igreja de São Benedito fica aberta para orações dos fiéis de 8 às 21 horas. Durante a semana, a comunidade funciona com missas, celebrações e orações às terças, quartas e quintas-feiras.

Jongo esquenta os
tambores neste sábado

Para celebrar o Padroeiro, o Jongo de São Benedito esquenta os tambores neste sábado. A concentração dos integrantes será na casa de Arnoldo de Deus, no Bairro Sernamby.

De acordo com a líder Dilzete do Nascimento, a Nêga do Jongo, os integrantes já estão empenhados na preparação. O mastro para sustentação do estandarte de São Benedito já foi pintado com as cores azul e branco. Nêga ressalta que, como nos anos anteriores, serão afixados adesivos vermelhos no mastro com registro de agradecimento do jongo aos apoiadores.

Conforme Nêga, os vinte integrantes do Jongo se concentrarão na casa dela, na Rua do Teimoso, por volta das 18h do dia 26 de dezembro e sairão em cortejo para a Igreja de São Benedito, para o ritual de fincada do mastro.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here