O governador Paulo Hartung decretou luto oficial de sete dias pela morte do ex-governador Gerson Camata. Senador por três mandatos consecutivos entre 1987 e 2011, Camata foi assassinado com um tiro no pescoço na tarde desta quarta-feira (26) na Praia do Canto em Vitória. Em coletiva no fim da tarde de ontem, o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Nylton Rodrigues informou que o acusado, o ex-assessor Marcos Vinícius Moreira Andrade, de 66 anos, foi preso por policiais à paisana momentos após o crime ainda na Praia do Canto. O acusado foi levado para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória e ainda estaria sendo ouvido no momento da coletiva concedida pelo secretário.

Paulo Hartung emitiu uma nota lamentando o ocorrido, afirmando que recebeu com muita tristeza a notícia da morte de um amigo e que “o Espírito Santo perde uma de suas principais lideranças”. Ele lembra que Camata foi o primeiro governador eleito no Estado no período de redemocratização do País e que “fez um governo realizador e que entrou para a história dos capixabas”. Hartung afirma ainda que além do luto, suspendeu, imediatamente, todas as agendas de trabalho dele para acompanhar a apuração “desse crime tão bárbaro”, e ainda colocou o Palácio Anchieta à disposição da família Camata para que o funeral seja realizado na sede oficial do governo.

O MDB, partido do senador aposentado, também distribui uma nota de pesar pela morte de Gerson Camata, afirmando que a trajetória dele, “marcada por grandes conquistas e a defesa intransigente da democracia, se soma à capacidade singular de fazer um governo no Espírito Santo, reconhecido por todos, e em três mandatos como Senador da República com expressivos resultados para o povo capixaba”.

Jornalista e economista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo, Gerson Camata iniciou na vida pública em 1967, quando foi vereador por Vitória pelo partido Arena. Depois foi deputado estadual (1971-1975) e deputado federal por dois mandatos (1975-1979 e 1979-1983). No ano de 1983, foi eleito governador do Espírito Santo, atuando no período de redemocratização do Brasil durante a transição da ditadura.

A partir de 1987, exerceu três mandatos consecutivos de senador (1987-1995, 1995-2003 e 2003-2011). Um dos mais elogiados governadores do Estado, Gerson Camata se aposentou e afastou-se da vida pública em 2011. Enquanto senador, teve ainda papel fundamental na conquista do Centro Universitário Norte do Espírito Santo para São Mateus.

Vitória-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here