O Espírito Santo possui a maior jazida de sal-gema da América Latina e a possível exploração dessa riqueza capixaba foi tema de uma audiência na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, realizada por iniciativa do deputado federal capixaba Evair de Melo.

Para o parlamentar, é preciso desenvolver um plano sustentável para a exploração do sal-gema no Espírito Santo, começando pela implantação de uma indústria de cloro soda local. Ele ressaltou ainda a importância da logística de distribuição e da criação de uma Zona de Processamento de Exportação para que o Estado participe de escalas logísticas globais.

Durante a audiência, o deputado propôs a criação de um Grupo de Trabalho para apresentar propostas sobre a exploração do sal-gema que possam ser tratadas no âmbito do Legislativo.
Foto: Assessoria de Comunicação do deputado federal Evair de Melo/Divulgação

O sal-gema é utilizado nas indústrias química, farmacêutica, de vidro, papel e celulose, além de ser empregada no tratamento de água e na fabricação de produtos de higiene, como sabão, detergente e pasta de dente. Para Evair, o plano sustentável de exploração vai gerar empregos, renda e receitas para o Estado.

 

CANADÁ

Durante a audiência, o deputado propôs a criação de um Grupo de Trabalho para apresentar propostas que possam ser tratadas no âmbito do Legislativo. Uma referência para o Brasil, segundo o deputado, é o Canadá. O norte do Estado conta com 11 áreas de possíveis exploração de sal-gema, sendo três excluídas da possível exploração por estar em terras quilombolas.

Leia também:   Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no Espírito Santo

“Proponho que esta comissão faça uma visita ao Canadá para entender como os indígenas canadenses lidam com a exploração de áreas destinadas à extração mineral. Todos os dados do nosso indicativo mostram que mais de 95% do potássio canadense vem de exploração de áreas indígenas canadenses, que têm todo protocolo, procedimento e levantamento. Temos que conversar com os próprios indígenas canadenses que estão focados na renda, enquanto no Brasil esse debate está polemizado” – disse.

Foto do destaque: Assessoria de Comunicação do deputado federal Evair de Melo/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here