Os estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus de Montanha, Gustavo Peixoto, morador de Pedro Canário, e Lázaro Brejenski Soares, de Braço do Rio, em Conceição da Barra, venceram a etapa regional Sudeste de Vôlei de Praia dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) e seguem para a fase nacional que acontece em outubro no Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza, Ceará. A dupla representará o Espírito Santo na fase nacional da competição.

A fase regional Sudeste aconteceu nos dias 28 de agosto a 1º de setembro, no Sesc de Guarapari. “Foram 12 duplas de Vôlei de Areia, com quatro chaves de três times cada. Éramos a única dupla do Espírito Santo. Os outros atletas eram de institutos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro” – detalha.

Gustavo afirmou que o sentimento agora é de responsabilidade, mas também de muita alegria. “A responsabilidade é enorme. Fico feliz, mas não levo só o nome do Ifes campus Montanha, levo Pedro Canário junto comigo. Algo que o Vôlei nunca conquistou na cidade. Faço parte da única dupla do Espírito Santo que estará no nacional. Então, o foco e a disciplina só aumentam para ganhar nessa fase” – frisa.

Leia também:   Botafogo supera lesão de Tiquinho e vence a primeira na Libertadores

“A emoção é grande, mas fases são fases. Fico feliz por ter passado por essa etapa e com a ajuda daqueles que estão perto de mim e de Deus planejo conquistar mais um prêmio. A rotina de treino será intensa. Todos os dias com trabalho focado em força na musculação e, nos finais de semana, vôlei com o suporte de um treinador” – complementa.

Para Gustavo, a conquista representa um novo momento para o esporte no norte do Estado. Na opinião dele, o futebol tem papel de destaque na região, mas outras modalidades como o vôlei, handebol, atletismo e basquete não recebem os mesmos incentivos. “O vôlei cresceu sozinho dentro de Pedro Canário, organizando eventos por conta própria, sem público, sem ajuda, apenas com fé. E ela [a fé] levou um menino para fortaleza. Joguei vôlei todos os dias, assisti vídeos de vôlei todos os dias e tive apoio de jogadores de Pedro Canário” – ressalta.

Gustavo cita alguns atletas canarienses que o incentivam e dão apoio como Hallefer Santos, Rian Marinho, Valmário Gobira, Tiago Franco, Rafael Bruneli e Rodrigo Vieira. “Pedro Canário tem um respirar mais leve em relação às oportunidades” – finaliza.

Leia também:   São Paulo derrota Barcelona pela Libertadores na estreia de Zubeldía

 

REGIONAL SUDESTE

Na primeira rodada, realizada no dia 29 de agosto, a dupla canariense venceu dupla de São Paulo por 2 a 0. No dia 30, mais uma vitória por 2 a 0 sobre o Instituto Federal Sul de Minas Gerais. No dia 31, outra vitória, desta vez por 2 a 1 sobre o Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais. Na final, no dia 1º, a dupla canariense venceu a dupla do Instituto Federal Fluminense por 2 a 0, carimbando a classificação para a etapa nacional.

No total, o Espírito Santo ficou em segundo lugar geral no quadro de medalhas na etapa regional Sudeste do JIF com 25 ouros, 29 pratas e 24 bronzes, num total de 78 medalhas.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here