O período prolongado de estiagem aliado aos ventos intensos costeiros está provocando o deslocamento de areia que avança na orla de Guriri em alguns trechos, conforme explica o secretário de Meio Ambiente Ricardo Louzada.

No final de semana, um leitor procurou a Reportagem para relatar que algumas passarelas na área central do balneário foram “tomadas” pela areia dificultando a visão da praia e também o trânsito de banhistas pelos locais.

De acordo com o secretário, essas passarelas estão localizadas no lado sul do balneário, onde a restinga não é tão densa quanto no lado norte.

“O que está acontecendo é que estamos com um período de estiagem mais prolongado que o normal. Com isso, passa a ter muita areia solta na praia. Aliado a isso, os ventos estão mais fortes nesse período. A gente fez a contenção lateral das passarelas com as folhas de coco, como manda a literatura fazer, para que aconteça a regeneração natural das ipomeias [espécie de flor da restinga], das plantas”.

Ventos fortes, estiagem prolongada e pouca restinga são alguns fatores que contribuem para o avanço da areia que já atingiu quatro passarelas em Guriri no lado sul, conforme imagens enviadas à Reportagem por um leitor.
Foto: Divulgação

O secretário adianta foram feitas plantações nos locais, mas a recuperação da restinga não ocorreu como esperado. “Então, a regeneração natural é o normal de acontecer” – explica.

Ele detalha ainda que as passarelas que estão com o problema são as que foram feitas este ano no lado sul, onde a restinga é mais baixa que em outros pontos. “Não tem restinga tão alta no lado sul então acontece esse movimento de areia em alguns locais que colocamos as palhas de coco. Elas foram cobertas pela areia e seria muito pior se não houvesse essa restinga que existe. Praia que não tem restinga nenhuma a gente vê areia soprando longe” – reforça.

 

Limpeza e manutenção

De acordo com Ricardo Louzada, assim que iniciar o período chuvoso será feita a retirada de toda a areia e manutenção nas passarelas, se necessário. “A Secretaria de Obras está atuando. Parou nesta semana para fazer outras manutenções, mas semana que vem vamos trocar o arame da cerca que fica ali em frente à orla. Estamos fazendo a manutenção. Vamos limpar, tirar tudo e, assim que voltar um período de chuva, a gente vai fazer a manutenção normal. Não danificou as passarelas” – frisa.

“Não adianta mexer com areia seca e a gente tem que agradecer que existe a nossa restinga. Se fosse uma praia que não tivesse restinga, essa areia já estaria dentro das casas das pessoas”.

Ele acrescenta que esse movimento de areia ocorre em período especifico. Lembra que na noite de domingo para esta segunda-feira choveu em Guriri. “Daqui a pouco normaliza. E aos poucos a gente consegue trabalhar”.

O secretário explica também que a equipe que faz a retirada da areia está evitando colocar máquina na praia devido ao período de desova de tartarugas. Segundo Ricardo, até o momento são quatro passarelas que estão sendo parcialmente cobertas pela areia, todas no lado sul.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here