O Espírito Santo passou a aplicar o teste de covid-19 em todas as pessoas com idade acima de 45 anos que apresente qualquer sintoma de doença respiratória. Questionado pela Rede TC sobre as razões de nem todos os casos notificados serem submetidos a testes neste momento de agravamento da pandemia, o governador Renato Casagrande disse que as demais pessoas somente serão testadas se apresentarem mais de um sintoma característico de contaminação por coronavírus.

De acordo com ele, o Estado encontra dificuldades por não ter testes disponíveis para todos os capixabas. No pronunciamento da noite desta quarta-feira (20), antes de iniciar a entrevista coletiva, Casagrande adiantou que sábado (23) será apresentada uma nova matriz de risco para classificação dos municípios.

Ele adiantou que somente haverá isolamento mais rigoroso da população, com fechamento total das atividades econômicas, ou lockdown, se o Estado chegar ao grau de risco severo, que é quando a taxa de ocupação de leitos de UTI for de 91%. “Estamos um passo à frente da pandemia, mas a doença está no nosso calcanhar”, exemplificou o governador.

Leia também:   Homem é espancado em Braço do Rio

Com essa constatação, o governador voltou a defender o isolamento social como medida de conter a pandemia no Estado. “O que salva é o isolamento, o distanciamento social, o uso de máscaras”.

ACADEMIAS

Ao final da coletiva, Casagrande disse que, até sexta-feira (22), o Governo do Estado tomará uma decisão sobre o funcionamento, ou não, das academias de ginástica no Espírito Santo. Ele explicou que, por ser um espaço de interação coletiva, o governo estuda um protocolo seguro para esses tipos de estabelecimento.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here