A EDP assinou um contrato para viabilizar um projeto-piloto de mobilidade em parceria com a VIX Logística, empresa do Grupo Águia Branca, com o objetivo de desenvolver um sistema de recarga para frotas de ônibus elétricos no Espírito Santo. De acordo com mensagem enviada à Rede TC pela assessoria da EDP, o Brasil possui uma frota com cerca de 500 mil ônibus em circulação. “Dentro do mercado de mobilidade elétrica, o segmento de ônibus elétricos é o que possui o maior potencial de benefícios socioambientais, retorno financeiro e oportunidades no setor de energia”, destaca.

A iniciativa, com duração de cerca de dois anos e investimento total de R$ 6,6 milhões, foi contemplada na Chamada Pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o tema Mobilidade Elétrica Eficiente, via fundo de Pesquisa e Desenvolvimento. “O projeto-piloto será composto por um ônibus elétrico e por quatro estações de recarga, operando de forma integrada por meio de uma plataforma de gestão, que permitirá a realização de testes de funcionalidade e do modelo de negócio”, afirma.

“A EDP será a responsável pela gestão geral e desenvolvimento do projeto, além de prover os serviços de mobilidade elétrica. A VIX Logística é o principal parceiro operador do ônibus, que realizará os testes de funcionalidade e as análises de viabilidade. Também participarão do consórcio as empresas Siemens, como fornecedora das soluções de carregamento, e a Certi, que contribuirá com estudos específicos de mercado, questões regulatórias e análises de viabilidade econômica”.

Vice-presidente do Grupo Águia Branca, Kaumer Chieppe afirma que este é um projeto pioneiro no Espírito Santo que possibilitará conhecer e avaliar a viabilidade técnico-econômica da eletrificação do sistema de transporte. “Este projeto, que contará com teste em ambiente real no transporte de passageiros, em linhas selecionadas, nos possibilitará evoluir para obtenção de custos competitivos em tecnologias alternativas ao diesel para ofertar aos clientes”, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here