Nesta segunda-feira (17), o Governo do Estado abre o novo pronto-socorro do Hospital Estadual Roberto Silvares (HRS), em São Mateus. O novo PS funcionará no prédio da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24 horas) do Bairro Carapina. “O imóvel foi cedido à Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) para instalação do novo pronto-socorro adulto do HRS. Os atendimentos de urgência e emergência até então realizados pela UPA serão, assim, absorvidos pelo pronto-socorro, que atenderá demandas espontâneas e encaminhamentos de serviços de pronto-atendimento da região” – explica a assessoria da Sesa, em mensagem à Rede TC.

A solenidade de transferência está marcada para 10h, com as presenças dos secretários Ricardo de Oliveira (Saúde), acompanhado do subsecretário Fabiano Marely, e Paulo Roberto Ferreira (Agricultura). Entretanto às 7h da manhã a equipe de médicos e paramédicos do HRS já estará atendendo no prédio da UPA. Depois de desatar a fita inaugural, às 10h, autoridades estaduais e municipais se pronunciarão no auditório, localizado no andar superior da UPA. A estadualização da UPA foi reivindicada pelo prefeito Daniel Santana desde o ano passado e a Sesa vinha estudando o pleito.

Leia também:   PRF resgata criança de 2 anos em condições de vulnerabilidade às margens de rodovia no ES

“Com isso, serão realizadas melhorias no atendimento público de saúde da Região Norte, entre eles o acolhimento dos pacientes no novo pronto-socorro, a abertura de leitos e a entrega de novos serviços. O hospital passará dos atuais 240 leitos para 320 leitos. Foram contratados 147 profissionais para atuar na unidade” – detalha a assessoria da Sesa.

“A transferência do pronto-socorro do Hospital Roberto Silvares para o prédio onde funciona a UPA não significa que alguma porta de entrada de pacientes no Sistema Único de Saúde da região será fechada”. O secretário Ricardo de Oliveira explica que, pelo contrário, o atendimento às necessidades de saúde da população vai melhorar muito.

“O pronto-socorro do Roberto Silvares será deslocado para a UPA, e o hospital vai ficar com um pronto-socorro referenciado, ou seja, para receber pacientes socorridos por serviços de resgate, como Corpo de Bombeiros e Eco101. A área do novo pronto-socorro é quatro vezes maior do que o que temos hoje no hospital. Vamos ampliar o Roberto Silvares com a abertura de 32 leitos no hospital e 48 no novo pronto-socorro, totalizando uma ampliação de 80 leitos” – detalhou o secretário Ricardo de Oliveira.

Leia também:   Dom Aldo deixa a UTI e volta à internação no quarto

O atual pronto-socorro do Roberto Silvares tem 720 m² e é a principal porta de entrada de urgência e emergência do SUS para os 14 municípios do norte capixaba, sendo referência também para pacientes do sul da Bahia e do leste de Minas Gerais. “No novo espaço, haverá 2.430,46 m² distribuídos entre o pavimento térreo, onde funcionará o serviço de urgência e emergência, com 48 leitos, e o primeiro pavimento, para onde serão transferidos alguns setores administrativos do hospital”.

Toda essa reestruturação vai fazer com que o Hospital Estadual Roberto Silvares possa trabalhar com mais resolutividade e com tempo de espera menor para os pacientes de alta complexidade, média complexidade e urgência e emergência. Em contrapartida, o Município de São Mateus está reestruturando sua rede de saúde para melhorar o atendimento dos pacientes em sua rede de atenção primária.

Estrutura do Novo Pronto-Socorro
do Hospital Estadual Roberto Silvares

Unidade de Internação
. Emergência Adulta (sala vermelha): 3
. Emergência Adulta (sala laranja): 3
. Aplicação/Hidratação (poltronas): 20
. Sala de Observação I: 6
. Sala de Observação II: 8
. Sala de Observação III: 6
. Isolamento I: 1
. Isolamento II: 1
Total de Leitos: 48

Leia também:   Operação em São Mateus prende suspeito de homicídio

Unidade de Atendimento
. Clínico-geral: 5
. Cirúrgico/Pequena Cirurgia/Consulta de retorno de Cirurgias do Hospital: 1
. Ortopédico/Imobilização/Consulta de retorno do Hospital: 1
. Total de Consultórios: 7
Fonte: Sesa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here