O Espírito Santo registrou 166.769 casos de covid-19 nos meses de maio a agosto, conforme dados apresentados pelo secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, na tarde de ontem. De acordo com ele, ciclos desta quinta onda, com aceleração, estabilização e queda, já foi concluído.

Nésio salienta que 152.118 casos do total registrado nesta quinta onda se concentraram em dois meses apenas, em junho e julho. Segundo ele, foi a segunda maior concentração de casos em curto período de tempo durante a pandemia.

“No período, tivemos 1.498 internações de pessoas confirmadas com covid-19 em hospitais públicos ou contratualizados e 366 óbitos. O sistema de saúde suportou esta última expansão” – disse o secretário, entendendo que as estratégias adotadas pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) durante a pandemia “se confirmaram como as mais adequadas”.

O secretário reforça que, no fim de semana, o Espírito Santo teve dois dias consecutivos sem registros de óbitos, de casos suspeitos ou confirmados. Ele adianta que a perspectiva é que, no segundo semestre deste ano, hajam dias com poucos ou nenhum caso confirmado. Entretanto, salienta que em 2020 e 2021 foram registrados avanços de covid-19 no mês de dezembro.

Leia também:   Homem é flagrado empurrando duas bicicletas furtadas

Sendo assim, Nésio avalia que a compreensão de que pandemia acabou é errônea, sendo necessário manter a política de testagem desde as síndromes respiratórias mais leves.

Espírito Santo tem 149 casos suspeitos de varíola dos macacos

O Espírito Santo chegou a 149 casos suspeitos de varíola de macacos (monkeypox). A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) apresentou ontem o boletim da situação epidemiológica, com 41 casos confirmados, a mesma quantidade que contava no boletim anterior, emitido na sexta-feira (2).

O secretário Nésio Fernandes explicou que houve um atraso na realização dos testes pelo Ministério da Saúde e a previsão é que a quantidade de casos confirmados no Estado suba nos próximos dias.

Se a quantidade de casos confirmados –41–, permaneceu inalterada, por outro lado, o número de suspeitos aumentou de 96 para 149. O Espírito Santo registra ainda 106 casos descartados, o que totaliza 296 notificações.

Os casos confirmados no Espírito Santo são de pacientes dos seguintes municípios: Vila Velha (10), Vitória (10), Serra (7), Guarapari (4), Cariacica (3), Cachoeiro de Itapemirim (2), Aracruz (1), Itapemirim (1), Linhares (1), Pedro Canário (1) e Viana (1).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here