Ator, dramaturgo e ativista multicultural, Oscar Ferreira apresenta na próxima quarta-feira (13) duas programações de audiovisual no Espaço Cultural Marerike, em parceria com a Companhia de Teatro Daqui Pra Frente.

Ele destaca na programação as exibições do videoteatro Um Palhaço Travestido De Molambo, monólogo com o próprio Oscar Ferreira, e o curta-metragem Burunga, O Homem Da Mulher De Pau, um filme de Oscar Ferreira, Júnior Eler e Thiago Mosaico, produzido por meio de incentivo do Fundo Estadual de Cultura, o Funcultura, da Secult.

“A arte produzida em São Mateus, através da resistência de artistas dos diversos matizes, vem mais uma vez mostrar ao público sua diversidade cultural captada através do audiovisual. A produção não perece, pode ser apresentada a qualquer momento no sentido de dar conhecimento e, ao mesmo tempo, manter a chama na imagem. Não tem o teatro, mas tem um teatro de alta qualidade gravado disponível. A programação é para juntar pessoas e dizer que o Espaço Marerike está aberto e continua desenvolvendo as suas atividades na área artística” – frisa.

Oscar Ferreira destaca que o Espaço Cultural Marerike desenvolve atividades na área artística em Guriri.
Foto: Divulgação

Oscar Ferreira explica que o videoteatro mostra a trajetória de um ator na busca pela verdade da criação do personagem, “numa disputa com o autor no processo de apropriação”. Já o curta-metragem conta a história de um desigual entre os desiguais e sua saga de vida até seu trágico fim. O curta foi filmado na comunidade das Barreiras, na porção da Ilha de Guriri pertencente ao município de Conceição da Barra.

Segundo o dramaturgo, após as exibições, que devem durar cerca de uma hora, está marcado um debate sobre as produções com a presença de artistas e comunidade. A programação conta ainda com a exposição de artesanato cerâmico produzido por Cida Negris.

Os ingressos serão colaborativos com valor mínimo de R$ 10 podendo ser adquiridos na hora. São 50 vagas e exibição única. A classificação é 10 anos. O Espaço Cultural Marerike fica na Rua Doze, lado sul, 318, em Guriri. Os contatos podem ser feitos pelo telefone 9.9979.0807.

 

“Império da informação”

PARA OSCAR FERREIRA, “TODA A VISIBILIDADE QUE A CULTURA TEVE NA CIDADE NOS SEUS MÚLTIPLOS MATIZES FOI DADA PELA TRIBUNA DO CRICARÉ”

Oscar Ferreira ressalta que, para ele, toda a visibilidade que a cultura tem em São Mateus e região nos seus múltiplos matizes é dada pelo jornal Tribuna do Cricaré. “A TC é um jornal que evoluiu e mesmo assim mantém as suas raízes no impresso. E isso é algo que realmente é preciso coragem para manter diante de tantos outros tipos de mídias. É lindo demais” – afirma.

“Eu agradeço à Tribuna do Cricaré porque sempre me valorizou enquanto artista, me empregou enquanto pessoa que podia contribuir com o jornalismo mateense. Tenho um carinho muito grande pelo Márcio [de Castro, Diretor Geral], pelo Antonio [Castro, fundador do jornal], pelo Marcondes [Castro, superintendente industrial], que foram as pessoas que vi construir esse império da informação que é a Tribuna do Cricaré. Agradeço demais a colaboração. Não teria a visibilidade que tive e tenho se não fosse a Tribuna do Cricaré. Então só tenho a agradecer, valorizar e dizer que esses são ‘os caras’” – complementa.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here