Sempre alerta! Com esta forma ativa de encarar a vida, em prontidão para servir ao próximo, escoteiros de diferentes grupos do Estado do Espírito Santo estarão reunidos virtualmente, na noite deste sábado (26/03), a fim de apoiar e provocar reflexões dentro da campanha global Hora do Planeta, iniciativa da Rede WWF. Organizada pela Seção Escoteira Autônoma do Ar Agnes Baden-Powell, de São Mateus, a live Sempre Alerta pela Vida terá início às 20h, no canal ‘Escoteiros Mateenses do Ar’, na plataforma Instagram.

Em seguida, no apagar das luzes, será publicado oficialmente o documentário Sempre Alerta pela Vida, com participação de autoridades, como o prefeito de São Mateus Daniel Santana, o vereador Cristiano Balanga, os secretários de Meio Ambiente Ricardo Louzada e da Educação Luciana Costa, o padre Patric Wanderley (pároco de Santo Antônio e diretor-geral da Rádio Kairós FM), o recém-empossado diretor-presidente dos Escoteiros do Brasil – Região Espírito Santo, chefe Flávio Rodrigues, e o ex-presidente e atual diretor regional de Crescimento e Desenvolvimento da UEB-ES, chefe Luciano Rodrigues.

Participam também do documentário o jornalista Márcio Castro, o pró-reitor do Centro Universitário Vale do Cricaré (Univc) Gabriel Riva, o escotista e aventureiro internacional Adelson Carneiro Rodrigues, o educador Fernando Braz, a empresária Silene Zatta, a estudante Sulyani Mesquita e outros convidados especiais, entre os quais representantes de grupos escoteiros de norte a sul do Espírito Santo.

Todos foram provocados, por uma escoteira mateense, a responder em até 60 segundos a seguinte questão: “O que o senhor e a sua instituição podem fazer no dia a dia para a sustentabilidade do Planeta?”.

O documentário reunirá ainda breves mensagens em vídeo publicadas pela Rede WWF e fechará com uma versão especial do clássico We are the World, feito por músicos voluntários de Brasília. O resultado será publicado nas plataformas YouTube, Instagram, Facebook e Twitter neste sábado, dia 26, às 20h30. Meia hora antes do lançamento, começará a live espontânea, com participação de escoteiros e da comunidade, no Instagram.

SAIBA MAIS SOBRE A HORA DO PLANETA

Muito mais que apagar as luzes de fachadas, monumentos, residências e prédios públicos, a Hora do Planeta é o maior e mais tradicional movimento global de conscientização sobre a natureza do mundo e visa engajar e conscientizar as pessoas sobre a importância de proteger e preservar o meio ambiente.

Lançada em Sydney (Austrália) em 2007, a Hora do Planeta, organizada pela Rede WWF, hoje está presente em 192 países e territórios independentes. Pela terceira vez consecutiva e ainda no contexto da pandemia, a Hora do Planeta terá formato digital e trará como tema #ConstruaNossoFuturo.

A Hora do Planeta 2022 no Brasil dará continuidade à mobilização e aos debates da COP-26, buscando dar visibilidade a projetos de restauração de ecossistemas e a vozes da juventude, dos povos tradicionais, dos indígenas, das comunidades extrativistas e das populações periféricas mais fragilizadas –pois são eles os que mais sofrem com a conta da injustiça climática.

Uma das atrações da Hora do Planeta é o tradicional apagar de luzes de monumentos, fachadas e prédios históricos pelo mundo: no Brasil, o Cristo Redentor (RJ), o Museu do Amanhã (RJ), o Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ), entre tantos outros monumentos importantes.

A Hora do Planeta tem o personagem Chico Bento, novamente, como embaixador, além de uma série de atividades educativas e interativas como gameshow, peça de teatro, Cine Debate, entre outros.

A Hora do Planeta busca despertar a consciência de toda a humanidade para a sustentabilidade, com especial alerta sobre as consequências das mudanças climáticas. (Foto: Divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here