Por

Wellington Prado

Repórter

A abordagem étnico-racial, incluindo a luta contra o racismo, compõem o projeto Consciência Preta, desenvolvido durante todo o ano letivo na Escola Estadual Pio XII. A culminância acontece na sexta-feira (19), véspera do Dia Nacional da Consciência Negra, com atividades na Praça São Benedito e na escola.

A diretora Bethania Araújo Rocha detalha que a programação será realizada pela manhã e à tarde. Das 7h30 às 9h10, haverá a apresentação do cronograma de atividades para os alunos e inscrição para sessões de cinema.

Das 9h30 às 12h acontece as atividades na Praça São Benedito, com o teatro A Princesa de Cabinda com alunos do 7º ano do ensino fundamental, além de recital da poesia Me gritaram negra, com estudantes do 8º ano, e da poesia Preta, com a aluna Giulia Martins, do 9º ano. Também está programa dança e música afro com alunos do 8º e 9º anos.

 

À tarde, as atividades acontecem na escola, das 13h20 às 16h10, com o Cine-Clube Consciência Negra. A exibição dos filmes foi organizada por alunos do 8º ano. Além de assistirem às produções, os estudantes participam de num debate sobre os filmes com temáticas relacionadas à consciência negra.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

 

Projeto foi desenvolvido durante todo o ano letivo

 

São Mateus – A diretora Bethania reforça que o projeto sobre o tema consciência negra está sendo desenvolvido desde o início do ano letivo, com ações de combate ao racismo e abordagem à temática étnico-racial. Entre as ações, já foram realizadas palestras, diálogos com os estudantes e atividades de pintura.

Além disso, uma live sobre o impacto da pandemia na comunidade negra foi realizada com a participação do professor Gustavo Forde. A programação foi destinada a profissionais da Escola Pio XII, mas aberta também para servidores de outras escolas da rede estadual.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here