O projeto Sou Girassol, que nasceu em abril de 2020 na Escola Estadual Marita Motta Santos, encerra as atividades neste ano com dia de pintor para aluno que está concluindo o ensino médio.

De acordo com a diretora Bruna Bonomo, o objetivo do projeto é trabalhar as competências sócio emocionais da comunidade escolar no contexto da pandemia do novo coronavírus por meio do plantio de girassóis e outras espécies, articulado com dinâmicas de grupos que reforcem a gratidão.

Nesse contexto, no dia 18 foi oportunizado ao estudante Allan Riqué a realização de um dos sonhos dele no canteiro dos girassóis. O estudante escolheu como projeto de vida, segundo a diretora, a carreira de pintor profissional.

A diretora afirma que Allan foi acolhido pela equipe escolar para ser homenageado por estar concluindo o ensino médio no modelo de tempo integral. O estudante recebeu orientações sobre o preparo do local, composição e preparo das tintas para superfícies externas, equipamentos de proteção individual, e outras dicas.

E ele pintou os canteiros de girassol, jardim e horta “demonstrando muita alegria pela oportunidade vivida”, conforme destaca Bruna.

Leia também:   Festival do pescado e frutos do mar começa no dia 3 de maio em Barra Nova norte
Allan Riqué pintou os canteiros de girassol, jardim e horta da Escola Marita Motta.

“Entendo que a inclusão escolar é um princípio dentro do modelo de tempo integral que desafia e nos prova a partir de experiências como essa. A escola é um espaço rico de aprendizado e convivência e por isso precisa considerar cada estudante como um sujeito histórico que evolui a cada dia a partir das suas relações sociais” – comenta Bruna.

 

AÇÕES PLANEJADAS

Ela explica ainda que as ações são planejadas de acordo com a competência selecionada para o dia. A gestora frisa que elabora uma dinâmica de grupo voltada para um momento de reflexão com todos os participantes com foco na gratidão. “Após a vivência da dinâmica os participantes exercitam o cuidado com os canteiros de girassóis e outras espécies, realizam a limpeza dos canteiros, adubam e preparam a terra” – detalha.

 

DOAÇÕES DE MUDAS

De acordo com Bruna, é comum a escola receber doações de mudas, enviadas por parceiros do projeto, alguns até de fora da comunidade escolar. Os participantes aproveitam o momento para cultivar a horta criada em anexo ao canteiro de girassóis.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

As dinâmicas de grupo ocorrem, a cada 15 dias, geralmente na sexta-feira pela manhã. A participação presencial no local concentra-se, neste mês de dezembro, com cerca de 10 pessoas, considerando os protocolos sanitários impostos por conta da pandemia do novo coronavírus.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here