O projeto Calcular+Cozinhar = A arte de Reaproveitar, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Teixeira Fialho, conquistou o primeiro lugar geral da Feira Mateense de Ciência e Engenharia (Femace), que terminou nesta quinta (3), na Escola Marita Motta Santos, dentro da Feira de Ciências da Superintendência de Educação de São Mateus (Fecisre-SM). Simultaneamente, também aconteceu a mostra da Semana Nacional de Tecnologia, com projetos de alunos do Ceunes e do Ifes.

Presente na cerimônia, o subsecretário estadual de Suporte à Educação, Aurélio Meneguelli Ribeiro avalia ser importante o trabalho de iniciação científica, inserindo os estudantes às pesquisas. “O Governo tem trabalho forte nesta questão de fomentar a inovação, porque achamos que é um caminho necessário e sem volta”, frisou.

Superintendente regional de Educação, Thomaz Pavão Rego avaliou que a primeira feira realizada pela Superintendência foi um sucesso. “Os alunos mergulharam, fizeram uma viagem no conhecimento”, ressaltou.
De acordo com a Superintendência Regional de Educação, em segundo lugar geral ficou o projeto Sistema alternativo de tratamento e disposição de esgoto sanitário residencial, com geração e aproveitamento residencial de biogás, da Escola Municipal Professora Herinéa Lima Oliveira. O terceiro lugar ficou com o projeto Ecolimp, da Escola Estadual Marita Motta Santos.
A feira também premiou por categorias, sendo premiados projetos das escolas Herinéa Lima Oliveira (São Mateus), José Teixeira Fialho (Ecoporanga), Augusto de Oliveira (Conceição da Barra), Marita Motta Santos, Ifes São Mateus.
Leia também: Sedu anuncia reforma da Superintendência e construção de quadra na Escola Ceciliano